O Sine Municipal de Porto Alegre abriu, nesta quarta-feira (11), as inscrições para cursos on-line gratuitos de qualificação profissional direcionados a pessoas em situação de vulnerabilidade social, com deficiência, mulheres negras, idosos, comunidade LGBTQIA+ e população carente.

Os cursos incluem comunicação oral e escrita, educação financeira, TI (Tecnologia da Informação), inglês e temáticas como diversidade, inclusão, resiliência e inteligência emocional.

A capacitação é oferecida por meio de parceria entre o Sine e o Programa Geração Crescer, desenvolvido pelo Instituto Crescer, Itaú Unibanco e Microsoft. “A falta de qualificação profissional é a principal dificuldade para conseguirmos incluir as pessoas que procuram o Sine nas vagas cadastradas. Cursos como estes são nosso objetivo de trabalho e nossa meta nesta gestão”, ressaltou o diretor do Sine, Adriano Weinmann.

Os interessados podem realizar a inscrição aqui. Após o primeiro curso, é necessário informar que conheceu o projeto via Sine POA para obtenção do certificado. Também será oferecido um conteúdo exclusivo para auxiliar no processo de qualificação profissional.

O programa é dividido em três núcleos: Básico, Fundamentos e Profissionalizante. No Básico, o participante é capacitado quanto à temática Educação Cidadã, que engloba desde comunicação oral e escrita até conteúdos ligados à qualidade de vida e educação financeira.

Ao chegar ao núcleo Fundamentos, os alunos aprendem sobre TI (Tecnologia da Informação), que inclui desde o acesso a informações e comunicação on-line até programas do pacote Office 365, como Word, Powerpoint e One Drive.

Já na terceira fase, a Profissionalizante, há indicações de cursos de tecnologia e obtenção de certificações na plataforma Microsoft Learn, com conteúdo intermediário e avançado para aqueles que desejam ingressar ou evoluir em carreiras de tecnologia da informação e aprender noções de programação. Há também cursos do LinkedIn, que têm como objetivo aprofundar temáticas como diversidade, inclusão, resiliência e inteligência emocional.