Segundo Secretaria Municipal da Saúde, caso integra o surto de Covid-19 no Grupo Hospitalar Conceição. Amostra foi identificada em pessoa sem histórico de viagem. Hospital Conceição, em Porto Alegre, é um dos maiores da rede pública no RS
Reprodução/RBS TV
A Prefeitura de Porto Alegre confirmou, nesta quarta-feira (18), a transmissão comunitária da variante delta do coronavírus na cidade. Um alerta epidemiológico foi emitido pela Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Conforme o município, o caso integra o surto identificado no Hospital Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte da Capital. Até esta quarta, 12 óbitos foram confirmados na unidade.
A amostra foi identificada em uma pessoa que reside em Porto Alegre, sem histórico de viagem ou mesmo contato com pessoas que tenham viajado para localidades onde já há transmissão comunitária da variante.
RS tem mais de 50 casos confirmados da variante delta
Delta avança no Brasil, mas gama continua predominante
Segundo a prefeitura, a confirmação por análise genômica completa foi feita pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Além deste, há outros 27 casos considerados prováveis de serem causados pela cepa registrada pela primeira vez na Índia, por análises genômicas parciais realizadas em laboratórios do estado.
Outros quatro casos de viajantes com resultado positivo para a variante delta foram confirmados após testes no desembarque do Aeroporto Internacional Salgado Filho. São três casos de pessoas vindas do Rio de Janeiro e um de viajante oriundo de Cancún, no México.
A SMS reforça as orientações pela vacinação da população, além cuidados como uso de máscaras, evitar aglomerações, manter a circulação de ar em ambientes fechados, entre outros.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS