Tratamento para pessoas com câncer renal em estágio inicial

bailey aschimdt
bailey aschimdt

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é médico, especialista em urologia e conta com largos anos de experiência na área, dessa forma, elucida acerca do tratamento a ser realizado para pacientes que possuam câncer de rim em estágio inicial.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o câncer de rim possui sintomas, em sua fase inicial, imperceptíveis. Por se tratar de uma doença localizada no trato urinário, as pessoas dificilmente suspeitam de algo mais grave, baseiam-se no achismo de se tratar apenas de uma infecção urinária (distúrbio que carece de auxílio médico da mesma forma) ou falta de ingestão de água.

Nesse sentido, o Dr.Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes ressalta a importância de realizar consultas periódicas e exames laboratoriais para a certificação de que está tudo bem em seu organismo.

Os sintomas, quando surgem, costumam apresentar hematúria (presença de sangue na urina), dor na região renal e nas costas, bem como a perda de peso. O inchaço abdominal também pode ser um sinal, afirma Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, co-autor do livro Urologia Minimamente Invasiva.

Há cinco principais tipos de câncer renal, contudo, o mais comum é o carcinoma de células renais claras, sendo o sarcomatoides o mais grave, assolando apenas 1% dos casos. Em estágios iniciais, os médicos costumam realizar um tipo específico de cirurgia para a remoção de parte do rim, a parcela infectada.

Dessa forma, o paciente consegue seguir sua vida normalmente, sem maiores empecilhos, “alinhada a um acompanhamento médico, é claro”, enfatiza o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Levando em conta os benefícios da nefrectomia parcial, é um dos métodos mais utilizados dentre os médicos no país.

A nefrectomia parcial consiste em um procedimento cirúrgico em que retira uma parte do rim, removendo apenas a parte infectada pela doença, dessa maneira, as atividades e funções renais ainda continuam e o paciente não possui maiores transtornos.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário