Saiba mais sobre o câncer renal e seus tipos

bailey aschimdt
bailey aschimdt

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é médico urologista há mais de uma década. Alinhando tecnologia em seus procedimentos, oferece um atendimento personalizado aos seus pacientes. Utiliza de técnicas e métodos arrojados em suas intervenções médicas, é o caso da prostatectomia robótica para tratamento de câncer de próstata.

O câncer renal atinge, em sua maioria, pessoas entre 50 e 70 anos de idade. Seu tipo mais comum é o carcinoma de células claras. É importante realizar o tratamento o quanto antes para evitar maiores contratempos, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.

O câncer de rim em seu estágio inicial é difícil de ser diagnosticado, pois não apresenta sintomas perceptíveis. Em alguns casos o paciente pode apresentar sangue na urina, em decorrência do rompimento de vasos sanguíneos por conta do tumor. Além disso, dor na região que está localizado o órgão, bem como cansaço e perda de peso.

Aos primeiros sinais desses sintomas, é preciso recorrer ao médico, enfatiza o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Acerca do tipo mais comum de câncer renal, o tratamento mais comum é feito através da nefrectomia parcial, na qual consiste na retirada da parte infectada do rim.

O outro tipo de câncer renal, ficando em segundo lugar nos casos de maior ocorrência, é o carcinoma papilar de células renais, responsável por promover um bloqueio nas vias urinárias, causando dor extrema.

Logo após, apresentando cerca de 5% dos casos, há o carcinoma cromófobo de células renais. Esta doença, em comparação com os outros tipos de cânceres renais, é mais difícil de ser diagnosticada, pois só pode ser vista a partir de exames em que há o contraste de cores azul ou roxo, ambas escuras.

“Em qualquer sinal de anormalidade, é importante procurar um médico urgente, pois pode haver complicações”, afirma Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Uma vez que a única forma de tratamento definitivo para um câncer renal é sua retirada.

Já os carcinoma renal de ductos coletores é um tipo de câncer renal agressivo, exibindo apenas 1% dos casos, trata-se de um tipo raro e se origina nos ductos coletores do rim. Seu tratamento, assim como dos restantes, é feito a partir da retirada de parte ou todo o órgão.

Por fim, o carcinoma renal sarcomatoide apresenta baixa taxa de incidência, bem como seu alto grau de agressividade. Possuindo sintomas parecidos com o carcinoma de células renais claras, a diferença é que o tratamento ara esse é muito mais complicado, uma vez que é raro e agressivo, atingindo ossos e partes moles, como músculos, cartilagens e células de gorduras, tendões e nervos periféricos.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário