Chega a 89 o total de casos registrados na instituição. Hospital de Clínicas tem mais seis casos da doença entre servidores, mas que não seriam relacionados a surto identificado na quarta (11). Hospital Conceição, em Porto Alegre, é um dos maiores da rede pública no RS
Reprodução/RBS TV
O Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, confirmou, nesta quinta-feira (12), mais uma morte em decorrência de um surto de Covid na unidade. Até agora, cinco pacientes morreram pela doença.
A morte mais recente é de um homem, de 77 anos, morador de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ele testou positivo para o coronavírus no dia 6 de agosto e estava internado com problemas respiratórios crônicos.
Segundo o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que administra a unidade, o paciente já havia tomado as duas doses da vacina CoronaVac.
Estudiosos afirmam que as vacinas são eficazes, principalmente para reduzir as chances de infecção, hospitalização e mortes pelas mais variadas doenças. Ainda assim, os cuidados necessários contra o coronavírus devem permanecer, uma vez que nenhum imunizante é 100% eficaz.
O que explica mortes por Covid mesmo após a vacina?
O GHC contabiliza, nesta quinta, 66 pacientes infectados, sendo que, além das cinco mortes, há 44 internados na enfermaria, sete em terapia intensiva (UTI) e 10 já com alta médica. Ao todo, 44 pacientes já estavam com as duas doses aplicadas.
Há também 23 profissionais de saúde e de apoio infectados no Conceição. Do total, 20 cumprem isolamento em casa, um recebeu alta hospitalar e dois já retornaram ao trabalho. Entre os já vacinados com as duas doses, o GHC contabiliza 20 pessoas.
Existe a suspeita de que os casos tenham sido provocados pela circulação da variante delta do coronavírus. Amostras foram enviadas para análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O hospital suspendeu visitas e cirurgias eletivas por 15 dias (com exceção das de pacientes com câncer). Na Emergência, só são atendidos casos graves encaminhados pelo Samu.
Hospital de Clínicas
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), que também registrou um surto de Covid, na quarta (11), com oito profissionais do setor administrativo infectados. De acordo com a direção da unidade, todos estavam vacinados.
O HCPA confirmou nesta quinta (12) seis novos casos isolados de coronavírus entre funcionários. São profissionais de diferentes setores do hospital. Esses casos, afirma a direção, ocorrem costumeiramente desde o início da pandemia e não seriam relacionados ao surto.
Não há casos de Covid entre profissionais da área assistencial ou entre pacientes.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS