O GHC (Grupo Hospitalar Conceição) anunciou, nesta quinta-feira (08), que estão abertas as inscrições para voluntários que desejam participar dos testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica belga Janssen. O pré-cadastro está disponível no site da instituição, e o número esperado é de 2 mil candidatos.

Os testes serão aplicados em quatro fases: em pessoas de 18 a 60 anos, sem comorbidades; entre 18 e 60 anos, com doenças pré-existentes; em idosos acima de 60 anos, sem comorbidades; e em idosos com doenças crônicas. Todos precisam ser moradores de Porto Alegre.

A manifestação de interesse não garante a participação nos testes, mas permite que o GHC entre em contato com o candidato e confirme os pré-requisitos para integrar a pesquisa. Além do Conceição, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre também fará testes da mesma vacina.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), há 193 pesquisas em andamento em busca de um imunizante contra a Covid-19. Destas, 42 estão em análise clínica – ou seja, realizando testes em humanos.