Para comerciantes, as bancas são uma oportunidade de socialização. Feiras acontecem no sábado (21) e no domingo (22). Saiba mais. Confira quais locais irão reabrir neste final de semana
RBSTV/Reprodução
As feiras de rua foram retomadas de forma presencial em Porto Alegre. São 35 feiras modelo, sete mercadões do produtor e oito feiras orgânicas, realizadas em diferentes pontos da cidade. Além dessas fixas, a Capital recebe todos os fins de semana feiras licenciadas. Veja abaixo os endereços de funcionamento neste sábado (21) e domingo (22).
De acordo com a prefeitura, estão sendo respeitados os protocolos de prevenção à Covid-19, mantendo o distanciamento social, além do uso obrigatório de máscara e de álcool em gel.
Todas as feiras mantiveram o funcionamento durante a pandemia. Em algumas foi adotado o sistema de rodízio de feirantes devido ao espaço físico para que o distanciamento pudesse ser cumprido.
As feiras são geridas e fiscalizadas diariamente pela prefeitura.
Chance de socializar
A artesã Nara Silva explica que as feiras são uma oportunidade de socialização. “Esse convívio com os colegas é muito sadio pra gente que já tem uma certa idade. Além de vender a gente socializa, ensina, aprende, se distrai, além de ganhar um troquinho também”, explica.
Para muitos empreendedores, a pandemia trouxe um processo de readaptação. Foi o caso da Fernanda Trindade que há 10 anos organiza uma feira em Porto Alegre. Com a chegada do coronavírus, recorreu à internet para manter o negócio, promovendo mais de 60 transmissões ao vivo.
“O resultado foi bem surpreendente, super positivo. Diversas marcas que estavam pensando em desistir, ganharam fôlego extra pra continuar porque tiveram faturamento bem legal no dia. Inclusive, umas vendendo mais do que vendem. Em uma edição física, tem toda a questão de deslocamento, de montar stand, de passar o dia inteiro na feira, e em uma hora [de feira online] conseguiram faturar tanto ou mais do que na edição presencial”, avalia a empreendedora.
Em junho deste ano, Fernanda retomou a feira no formato presencial em um espaço maior e cumprindo todos os protocolos de prevenção à Covid. Mesmo assim, ela diz que não vai abandonar as redes sociais.
“A gente sabe que tem clientes que ainda não se sentem confortáveis de frequentar feiras nesse momento, além dos clientes que nos acompanham de outras cidades. Então, a gente quer seguir com as lives em paralelo com as edições presenciais”.
Sábado (21)
Vem Pra Orla Com a Apoaft, das 10h às 20h, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, próximo a rótula João Belchior – a feira também estará disponível no domingo (22);
Feira de Gastronomia Itinerante – Truck’s Agirs Orla 2, das 10 às 21h, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, próximo a Rótula das Cuias – a feira também estará disponível no domingo (22).
Domingo (22)
Feira Mosaico, das 10h às 19h, na Rua Vasco da Gama, Bom Fim
Feira Salva, das 8h às 20h, no Parque Moinhos de Vento
Mega Revel, das 8h às 18h, na Praça Memorial Eucaliptos, Menino Deus
Feira La Movida Economia Criativa, das 8h às 20h, no Parque Germânia
Mix Criativo, das 7h às 19h, na Rua da Praça Maurício Cardoso, Moinhos de Vento.
VÍDEOS: tudo sobre o RS