O total de vagas de estágio abertas atualmente no CIEE-RS (Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul) é mais do que o dobro do volume de um ano atrás. O CIEE-RS inicia o mês com mais de 2,7 mil oportunidades de estágio, um salto de 105% em relação a setembro de 2020.

Os cursos de Ensino Superior com maior demanda são, pela ordem, Direito, Pedagogia, Bacharelado em Administração, Licenciatura em Pedagogia e Ciências Contábeis. As oportunidades podem ser conferidas no site https://www.cieers.org.br/.

“O aumento é resultado direto da gradativa retomada das atividades econômicas nos últimos meses”, explica o gerente de Estágios do CIEE-RS, Marcos Pan. Com a volta do trabalho presencial em determinados segmentos, como os escritórios e as escolas, retomou-se também a demanda por estudantes para preencher as vagas. Muitas destas oportunidades, entretanto, ainda são para o trabalho remoto, uma modalidade que ganhou força durante a Pandemia e agora passa a se somar com as vagas presenciais, detalha Pan.

A demanda por estágios por parte dos estudantes também vem crescendo, mas em um ritmo mais lento do que a oferta de vagas – o que ajuda a explicar o volume elevado de alternativas acumuladas. Uma das hipóteses é a evasão de estudantes das universidades neste ano. De acordo com o Instituto Semesp, o volume de matrículas de novos alunos no ensino superior privado caiu 23% no primeiro trimestre quando comparado ao mesmo período de 2020. “Para os estudantes, pode ser a oportunidade de analisar com mais atenção as oportunidades disponíveis e selecionar aquela mais adequada à sua pretensão de carreira”, afirma Pan.

Os dez cursos de Ensino Superior com maior volume de vagas

1- Direito
2- Pedagogia
3- Administração
4- Licenciatura em Pedagogia
5- Ciências contábeis
6- Psicologia
7- Engenharia civil
8- Pedagogia EAD
9- Educação Física
10- Arquitetura

Fonte: CIEE-RS.