Esta é quarta vez que o produtor rural, Edgar Lima, é surpreendido com o peso dos seus animais. O touro Guardião da sua Fazenda Boa Esperança de Cachoeira do Sul, é o animal mais pesado da 44ª Expointer. O bovino da raça Limousin marcou 1.245 quilos na balança montada para o julgamento de admissão dos animais, neste último domingo (05). Ao todo, a Fazenda Boa Esperança trouxe 10 animais para a exposição.

Proprietário do touro Gardião, Edgar Lima. (Foto: Divulgação)

O proprietário do animal, contou que o touro possui 4 anos de idade e recebeu tratamento especial nos últimos meses para participar da feira. “Ele estava solto na propriedade sendo alimentado duas vezes ao dia. Nos últimos 60 dias, ele começou a receber alimentação três vezes ao dia”, explicou Lima. No estábulo, o touro tinha a disposição: silagem de milho, casca de soja e ração.

O porte avantajado é característica da raça, mas também é marca de família. Guardião é filho do reprodutor mais pesado da Expointer de 2017, o touro 3M Batista, de 1.450 quilos. “O pai dele chegou na Expointer com 1.217 quilos. Então filho de touro, tourinho é”, brincou Lima.

Sobre a raça Limousin

  • Origem francesa, com alta adaptabilidade ao pasto brasileiro: tipicamente destinada ao corte;
  • Precocidade: touros em coleta de sêmen aos 16/18 meses de idade;
  • Rentabilidade de carcaça: com rendimentos já obtidos acima de 60%;
  • Habilidade materna de carcaça: novilhas em serviço aos 15 meses;
  • Crescimento rápido: grande massa muscular.