Desde 19 de julho, quando a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) iniciou a segunda etapa do monitoramento de variantes do coronavírus em viajantes aéreos em Porto Alegre, 312 passageiros preencheram o Formulário do Viajante – condição para a testagem com exame RT-PCR – e 129 compareceram ao laboratório indicado pela SMS para realizar o teste.

Destes, 111 possuem resultado divulgado, sendo 107 negativos para Covid-19 e quatro com resultado detectável. Dos quatro, três tiveram confirmação para a variante Delta.

Em 2 de agosto, foi confirmado o caso positivo mais recente, ou seja, há um mês não há casos novos positivos de Covid-19 em viajantes testados. A SMS continua oferecendo a testagem com exames RT-PCR para passageiros aéreos residentes na Capital ou que fiquem hospedados na cidade por um período mínimo de quatro dias.

Para fazer o teste RT-PCR, o viajante deverá preencher o Formulário do Viajante. A coleta da amostra é realizada em laboratório parceiro da SMS. No momento do preenchimento do formulário, o passageiro terá a informação de como proceder para fazer a testagem.

O Protocolo de Testagem de Viajantes elaborado pela secretaria prevê que o teste seja feito em um período de até sete dias após o desembarque.