A unidade do Sine Municipal firmou parceria com o Instituto Alce para mais uma etapa de qualificação profissional.

A certificação do Ensino Médio é um fator muito importante na busca por recolocação profissional e acesso ao mundo do trabalho. Para ajudar na redução dessa barreira à conquista do emprego, será realizado um projeto em dois módulos: conteúdos para a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e um curso técnico de instalador de Drywall. Os candidatos precisam, obrigatoriamente, fazer os dois módulos.

A partir desta segunda-feira, 16, os interessados podem fazer inscrição na unidade do Sine Municipal, na av. Sepúlveda, Centro Histórico, das 8h às 17h. As aulas serão ministradas na própria sede do Sine, a partir do dia 2 de setembro, nos dois turnos. Das 8h30 às 11h30, preparação ao Encceja, e das 15h15 às 17h, curso de instalador de Drywall.

“Na medida em que as pessoas melhoram sua qualificação educacional as possibilidades de emprego também aumentam. Nosso objetivo é ajudar os cidadãos a conquistarem sua independência econômica por meio do trabalho e buscamos parceiros para oferecer qualificação de forma gratuita”, informa o diretor do Sine, Adriano Weinmann.

Encceja – O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é o caminho para quem não conseguiu se formar na idade ideal tenha a oportunidade de concluir os estudos. O Encceja é realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. O exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam termo de adesão ao Encceja.