São Paulo precisou de apenas 16 dias desde a primeira dose da vacina contra a Covid-19 aplicada no braço da enfermeira Monica Calazans para atingir a marca de meio milhão de pessoas vacinadas. O Estado chegou exatamente a 503.535 às 17h30 desta terça-feira, 2. O número representa mais de 1/5 do total de imunizados no país: o Brasil atendeu 2.420.408 pessoas até agora.

Primeiro a iniciar seu processo de imunização no domingo, 17, um dia antes do que o restante do país, São Paulo se tornou rapidamente o melhor exemplo brasileiro e conseguiu distribuir lotes do imunizante para todos os 645 municípios do Estado já na primeira semana de vacinação.

Além de agilidade na logística, o Estado também se preocupa com a divulgação correta e ligeira dos dados – ao contrário de outros locais, que dificultam o acesso aos números por falta de competência e transparência. A Secretaria de Saúde determinou que todos os serviços, públicos e privados, devem atualizar o número de vacinados diariamente em uma plataforma criada, sob pena de multa.

O segundo Estado que mais aplicou doses da vacina foi a Bahia, com mais de 200.000 cidadãos atendidos. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Ceará vêm na sequência, todos com mais de 100.000 habitantes imunizados cada um.

Confira os números da vacinação nos estados e no país atualizados até às 17h30 desta terça-feira, 2:

!function(e,t,s,i){var n=’InfogramEmbeds’,o=e.getElementsByTagName(‘script’),d=o[0],r=/^http:/.test(e.location)?’http:’:’https:’;if(/^/{2}/.test(i)&&(i=r+i),window[n]&&window[n].initialized)window[n].process&&window[n].process();else if(!e.getElementById(s)){var a=e.createElement(‘script’);a.async=1,a.id=s,a.src=i,d.parentNode.insertBefore(a,d)}}(document,0,’infogram-async’,’//e.infogr.am/js/dist/embed-loader-min.js’);

Continua após a publicidade