Cidades gaúchas recebem nesta segunda-feira novo lote com mais de 325 mil doses de vacinas contra o coronavírus

bailey aschimdt
bailey aschimdt

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) entregará nesta segunda-feira (9) às 497 cidades gaúchas um novo lote com 325.195 doses de vacinas contra o coronavírus. São 122.850 unidades do fármaco de Oxford-Astrazeneca e 86.800 da Pfizer destinadas à primeira injeção, mais 115.545 de Oxford para completar o esquema de imunização.

Desta vez, o transporte das cargas será realizado exclusivamente por via terrestre e por conta das prefeituras. Cada uma das 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) deverá enviar um veículo para a retirada das cotas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, a partir das 13h30min.

A SES e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) do Rio Grande do Sul definiram na sexta-feira (6), durante reunião entre os integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB, formada por representes do Estado e dos municípios), a destinação da remessa. As diretrizes são os seguintes:

– Imunizantes destinados à primeira dose serão distribuídos de forma igualitária aos municípios para a ampliar a campanha de vacinação por faixa etária;

– Frascos de Oxford, Pfizer e Janssen ficarão reservadas na Ceadi para distribuição posterior, podendo ser utilizados em possíveis ajustes no andamento da ofensiva de imunização.

Remessas mais recentes

Às 18h15min de sexta-feira (6), um avião procedente do aeroporto de Guarulhos (SP) pousou em Porto Alegre com 162.630 doses de Pfizer e 3.700 da Janssen (de aplicação única), enviadas pelo Ministério da Saúde.

Por volta da 23h50min, um outro voo, com saída do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, chegou à capital gaúcha. A bordo, 137.500 doses do imunizante de Oxford.

(Marcello Campos)

Compartilhe esse Artigo