Raça Crioula está com o maior número de cavalos na Expointer

0
6

Neste ano, a raça com maior número de animais na Expointer é a dos Cavalos Crioulos. Na 44ª edição da feira estão presentes 260 animais. Ao todo, participam 607 animais de 9 raças diferentes. E algumas aumentaram a sua participação nesta exposição. A Percheron passou de 8 cavalos em 2019 para 19 animais, aumento de 137,5%. A raça Mangalarga teve aumento de 35%, passando de 80 para 108. E o cavalo Campeiro passou de 27 animais em 2019 para 31 neste ano, aumento de 14,81%.

Em 2019, participaram 357 cavalos crioulos, 97 animais a mais do que este ano. Entre os motivos da redução, esta a não realização de leilões presenciais no parque e a transferência da final do freio de ouro para o final do mês de setembro.

“Neste ano vamos ter participação na final da morfologia Expointer e também provas funcionais, com a classificatória aberta ao Freio de Ouro no domingo (05), com mais de 100 animais, entre fêmeas e machos. E a Supercopa do Proprietário, que ocorre nos dias 06 e 07 de setembro e conta com 24 animais campeões dos últimos dois anos do Freio do Proprietário, disputando provas funcionais e morfológicas”, afirmou o Gerente de Provas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Gérson de Medeiros. As duas provas serão transmitidas ao vivo pelos canais da ABCCC.

O zootecnista da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Pablo Charão, destacou que “a Expointer propicia a divulgação das raças, pois é uma vitrine para os expositores. Eles trazem os animais, que podem ser vendidos, mas também fecham negócios futuros, ampliando a divulgação dos seus produtos e difundindo as tecnologias disponíveis aos interessados”, salientou Charão.