A Vila Suíça, em Gramado, na Serra Gaúcha, terá uma rede de esgoto para todas as residências da área. O projeto foi entregue à Corsan em atendimento a uma contrapartida da Operação Urbana Consorciada da Vila Suíça.

A rede coletora de esgotos terá extensão de 1,5 mil metros e duas estações de bombeamento. Haverá interligação com a rede coletora que passa na avenida Borges de Medeiros e segue até a Estação de Tratamento da Linha Ávila. No total, 151 unidades habitacionais serão atendidas, resolvendo um problema antigo que foi o responsável pelo embargo de todo o bairro.

Além da construção de uma rede de esgotos, outra contrapartida em andamento são obras como a implantação de trilhas no Parque das Orquídeas, que fica em área próxima. O trabalho de levantamento da flora e fauna do local está sendo realizado pelo Instituto-E, organização de caráter ambiental, cultural, educativo, de assistência e responsabilidade social. Também está em análise uma possível ligação por teleférico entre o Parque das Orquídeas e o Parque dos Pinheiros.

“O Parque das Orquídeas e o Parque dos Pinheiros precisam ser consolidados juntos e ganhar todos os prêmios de acessibilidade e mobilidade para que no futuro as duas unidades se transformem em uma única concessão”, avaliou Duda Tedesco, diretor do Instituto-E. Também estão previstas melhorias no acesso viário à Vila Suíça.