Em agosto, foram realizadas 271 orientações e 90 consultas por telemedicina para pessoas com sintomas de Covid-19 na plataforma Conexão Santa Casa, em Porto Alegre. A iniciativa, que começou em maio, resulta de uma parceria entre a prefeitura, a Santa Casa de Misericórdia e a UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre).

O serviço é gratuito e exclusivo para moradores da Capital. Ele está disponível de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, com acesso pelo site Conexão Santa Casa, ferramenta de telemedicina desenvolvida pela instituição. Após o cadastro, a pessoa passa primeiro pela orientação, em formato de videoconferência, quando obtém informações gerais da doença.

A etapa seguinte é a teleconsulta, feita por médicos, também por videoconferência. No atendimento, são avaliadas as queixas e sintomas. Com o diagnóstico, é estabelecido o encaminhamento médico e, se for o caso, a solicitação de exames.

O atendimento é realizado por médicos e acadêmicos da UFCSPA e da Santa Casa, com equipes multidisciplinares. A Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza, quando necessário, a emissão de autorizações para exames em laboratórios credenciados. O custo dos exames é coberto pelo SUS (Sistema Único de Saúde).