Técnicos do Demhab (Departamento Municipal de Habitação), da prefeitura de Porto Alegre, iniciaram nesta quinta-feira (9) o trabalho de campo para a identificação de residências e moradores da Vila dos Herdeiros, na Zona Leste, que deverão ser reassentadas.

A ação é necessária, segundo a prefeitura, em função da presença de moradias e estabelecimentos comerciais em área considerada de risco, ao lado da Barragem Lomba do Sabão, na divisa com o município de Viamão.

Pela manhã foi feita a selagem dos imóveis, ou seja, colocada a numeração em cada um, além da metragem para definir a área que deverá ser desocupada. Por ser uma beira de arroio, todas as edificações a menos de 15 metros da margem devem ser removidas. No local, o objetivo é isolar a área, permitindo intervenções a serem feitas pelo Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto).

O reassentamento será feito pela prefeitura. Conforme o órgão, em encontro realizado com os moradores na última sexta-feira (3), foi acertado que está sendo ofertada, prioritariamente, uma unidade habitacional no Loteamento Irmãos Maristas, na Zona Norte. Caso haja concordância das famílias, a mudança poderia ocorrer já nas próximas semanas em função de unidades ainda em oferta.

O trabalho seguirá até a semana que vem. Para aqueles que tiverem interesse pela mudança para o Maristas, a prefeitura informa que será organizada uma visita conjunta ao loteamento para que os moradores conheçam as instalações e, após, encaminhamento de documentação à Caixa Econômica Federal.