O prazo para inscrições no processo seletivo do segundo semestre da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) termina nesta segunda-feira (06). A taxa de inscrição, no valor de R$ 40, pode ser paga até o dia 8 de setembro, dentro do horário de funcionamento do sistema bancário, incluindo o internet banking.

Conforme previsto no edital, são oferecidas 1.418 vagas em 47 opções de cursos de graduação. Pela segunda vez consecutiva, o tradicional vestibular da instituição não será realizado em razão da crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19.

Com isso, os novos estudantes da UFRGS serão selecionados a partir de notas antigas – tanto do vestibular, quanto do Exame Nacional do Ensino Médio. A avaliação leva em conta a maior nota obtida pelo candidato, em qualquer uma das provas mencionadas anteriormente, desde que realizadas entre os anos de 2017 e 2020. Metade das vagas estão reservadas para o programa de ações afirmativas.

Quem pretende usar uma nota antiga do Enem deve observar os critérios mínimos: média de 450 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 na redação. Já quem vai aproveitar uma classificação do vestibular não pode ter sido eliminado do concurso em questão.

Os cursos com maior quantidade de vagas são: Ciências Jurídicas e Sociais – Direito/Noturno (98); Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Bacharelado (63), Administração Noturno e Engenharia Civil (56); Ciências Contábeis – Noturno, Ciências Jurídicas e Sociais – Direito/Diurno e Medicina (49). A lista completa com as vagas nas 47 opções de curso pode ser conferida no edital.

Até o dia 18 de outubro, será publicado o resultado preliminar do PS 2021/2, por meio de lista de classificados, e o resultado final está previsto para até 22 de outubro. No dia 23 de outubro, começa o envio da documentação obrigatória, que será realizado de forma online, com a obrigatoriedade do encaminhamento da comprovação exigida de acordo com a modalidade de ingresso do candidato.