O cavalo Jupará da Bela Vista, da raça Campeiro, da Cabanha Rancho Santa Fé de Guaíba, surpreendeu os seus proprietários: a Janice Pereira Bueno Silva e o João Omero Ovalhe da Silva, ao conquistar três títulos na Expointer, em Esteio. O casal cria há dois anos a raça.

O cavalo de apenas 8 meses se tornou Campeão Potro Promessa, Campeão Marcha Liberdade e Campeão Potro dente de Leite. O dono do potro, emocionado, revelou que as premiações foram uma grande surpresa. “Muita emoção, a gente acreditava no animal, já sabia por conhecer outros da raça, mas não esperávamos que ele levasse premiação nas três categorias. Isso nos incentiva e estimula para que no próximo ano a gente prepare mais animais para poder trazer”, destacou Silva.

Por se tratar de um potro, animal sem doma, a preparação começou aos seis meses com o desmame, uma alimentação balanceada, os vermífugos em dia, e um potreiro para área de lazer.

A outra proprietária do Jupará contou um pouco sobre a raça que vem crescendo e se destacando no Rio Grande do Sul. “Essa raça já está imprimida a marcha na genética, eles nascem marchando e é a marcha mais comoda para cavalgada, por isso, já está com bastante representação e já tem associação do cavalo campeiro”, afirmou.

Características da raça:

Marcha em quatro tempos, isto é, apoios desencontrados, proporcionando reações suaves e consequente conforto ao cavaleiro. Marcha em todas as suas modalidades, exceto o trote e a andadura. Pela característica de seu andamento, é indicado para passeio e lazer em longos percursos. É próprio para as lidas do campo, apresenta bom desempenho em esportes rurais, principalmente em disputas de laço. Chama a atenção por sua inteligência, docilidade e destreza.