Universidades do RS retomam aulas a partir de segunda-feira; confira

bailey aschimdt
bailey aschimdt


Levantamento da RBS TV mostra que maioria das instituições terá retorno híbrido, com aulas presenciais e remotas. UFRGS terá retorno apenas com aulas remoto no segunda semestre.
Ramon Moser/UFRGS
As universidades do Rio Grande do Sul preparam a retomada das aulas para o segundo semestre letivo a partir de segunda-feira (2). Algumas instituições seguem com ensino exclusivamente remoto, em função da pandemia.
Já outras iniciam ao menos parte das atividades, especialmente as práticas e estágios, na sala de aula. Protocolos de segurança e distanciamento serão exigidos. Confira as datas abaixo e como deve ser o ensino.
​​PUC-RS
As aulas começam na segunda (2). O modelo de retomada será definido de acordo com a realidade vivenciada por cada unidade e pelos mais de 50 cursos, levando em conta as especificidades de cada área e as necessidades previstas pelas diretrizes curriculares.
Algumas unidades terão teoria online e práticas presenciais, outras funcionarão em ciclos, com uma semana presencial por mês, opcional.
Nas atividades presenciais, serão observados protocolos de saúde e distanciamento, mantendo a redução do fluxo de pessoas, salas de aula com espaços mais amplos, entre outros.
Feevale
As aulas começam na segunda (2), com retorno presencial escalonado. As aulas das disciplinas práticas e os estágios começarão presencialmente neste dia. As demais iniciarão remotamente.
A partir de 16 de agosto, as disciplinas teórico-práticas (aquelas que têm parte em laboratório) serão no formato híbrido, com parte da turma presencial e parte on-line e síncrona com o que acontece na sala de aula. Na semana seguinte, os grupos se invertem, ou seja, quem estava presencialmente ficará on-line e quem estava remoto irá ao campus.
No dia 23 de agosto, o modelo híbrido também passará a ser usado nas disciplinas teórico-cognitivas (aquelas que não têm carga horária prática no campus). Assim como nas aulas teórico-práticas, para garantir o distanciamento e o controle de ocupação do campus, as turmas poderão ser divididas, tendo uma parte presencial e outra on-line. A universidade salienta que a decisão de participar das atividades presenciais será do aluno.
ULBRA
O semestre letivo será retomado na segunda (2). As aulas teóricas dos cursos presenciais da Ulbra permanecerão de forma remota e online. As disciplinas serão conduzidas com os recursos da Plataforma Aula, o Ambiente Virtual de Aprendizagem próprio da Ulbra, e as ferramentas Google.
Sobre as aulas práticas, a Ulbra manterá de forma remota ou presencial, dependendo da análise que os cursos fazem em relação às competências desenvolvidas nas disciplinas e aos recursos necessários.
La Salle
Na Universidade La Salle, a volta às aulas acontece nesta segunda-feira e será pelo formato remoto para todas as modalidades e cursos. As atividades práticas e o modelo simultâneo iniciam no dia 23 de agosto.⠀
Uniritter
As aulas começam na terça (3) para veteranos e para calouros (5). Para garantir que o retorno das disciplinas presenciais aconteça de forma gradativa, ele será realizado por disciplinas, dando prioridade para disciplinas com atividades práticas presencias obrigatórias.
O retorno dessas disciplinas foi priorizado, pois desenvolvem habilidades manuais e procedimentais. A primeira semana de aulas será remota para todos e, a partir da segunda semana, a UniRitter seguirá com o retorno gradual das aulas presenciais.
Nos próximos dias, os alunos poderão consultar a data da volta presencial de cada disciplina por meio do Atendimento Virtual e poderão contar com o apoio dos professores no planejamento.
ESPM
As aulas da ESPM Porto Alegre retornam no dia 9 de agosto, no modelo semipresencial. Algumas disciplinas seguirão online e outras passarão ao modelo híbrido (online e presencial). A universidade oferece cerca de 60% das disciplinas em modelo híbrido na graduação. O modelo híbrido começa a funcionar na semana seguinte, a partir de 16 de agosto.
UFRGS
As aulas voltam e 2 de agosto, dentro do formado de ensino remoto emergencial, o que deve seguir até dezembro.
UFCSPA
A universidade segue no primeiro período letivo, já que a pandemia “atrasou” o calendário acadêmico no ano passado. As aulas vão até 18 de setembro para este período.
As atividades teóricas permanecem na modalidade remota neste semestre. As atividades práticas serão retomadas de forma gradual a partir da segunda quinzena de agosto, respeitando ocupação máxima dos laboratórios da UFCSPA e os protocolos de biossegurança.
Unisinos
A Unisinos retornará suas atividades acadêmicas em 9 de agosto. Contando com aulas simultâneas, a universidade oferecerá aos seus alunos a opção de assistir a atividade de forma presencial ou remota.
O modelo pioneiro da instituição permite ao aluno interagir com professor e colegas, mesmo estando remoto. Para isso, todas as salas de aula foram equipadas com microfones, alto-falantes e câmeras para as atividades simultâneas (presencial e remota), que serão oferecidas nos cursos de graduação e pós-graduação. O retorno aos campi será opcional e deve atingir todos os cursos da universidade. 
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Compartilhe esse Artigo