Unidade Móvel de Saúde realiza mais de 40 atendimentos no Gigantinho em Porto Alegre

bailey aschimdt
bailey aschimdt

A Unidade Móvel da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre estacionou no Ginásio Gigantinho nesta quarta-feira (28) para apoiar a ação de acolhimento da população em situação de rua. Equipes compostas por médicos, enfermeiros e dentistas ofereceram atendimento aos acolhidos. Ao todo, foram 44 consultas, sendo 24 com enfermeiros, 12 com dentistas e oito com médicos.

Além das consultas, também foram realizados dois testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19 em pacientes sintomáticos. Houve, ainda, distribuição de kits de higiene bucal e preservativos.

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, o ônibus Fique Sabendo esteve no local fazendo testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV. Foram aplicadas, ainda, dez vacinas contra a gripe e quatro contra a Covid-19. A ação continua nesta quinta (29), das 9h às 16h.

A iniciativa faz parte da Operação Inverno organizada pela prefeitura diante da previsão de frio extremo. Na madrugada desta quarta, mais de 100 moradores de rua foram acolhidos no local.

Nos albergues e abrigos foram acolhidas 196 pessoas e 187 ocuparam as vagas das pousadas conveniadas.

Como ajudar

Doações podem ser feitas através do Movimento Poa que Doa, programa social coordenado pelo Gabinete da Primeira-dama do Município de Porto Alegre, que reúne as campanhas do agasalho e do alimento 2021. O objetivo é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os donativos podem ser entregues em 17 pontos de coleta espalhados pela cidade e em drive-thrus de vacinação, divulgados no site da prefeitura. Confira aqui os pontos de coleta para doações.

Compartilhe esse Artigo