Turista do MT registra imagens de drone de Cambará do Sul coberta de neve: ‘Nunca tinha visto’

bailey aschimdt
bailey aschimdt


Vídeo viralizou nas redes sociais. William Eduardo Lamb decidiu viajar para cidade gaúcha com a esposa após ler reportagem do G1 sobre o frio. Município, onde ficam os cânios de Itaimbezinho e Fortaleza, atrai visitantes durante todo o ano. Imagens gravadas com drone mostram ruas de Cambará do Sul cobertas de neve
A neve que caiu sobre o Rio Grande do Sul, na quarta-feira (28), produziu belos vídeos que viralizaram nas redes sociais. Um deles, de autoria de um turista do Mato Grosso, ultrapassou 1 milhão de visualizações no TikTok e foi publicado pelo G1 nesta sexta (30). Veja acima.
As imagens captadas na manhã de quinta (29) pelo produtor de vídeo William Eduardo Lamb, de 32 anos, mostram a cidade de Cambará do Sul, a 185 km de Porto Alegre e a quase mil metros de altitude, coberta de neve.
“Eu nunca tinha visto neve. Na madrugada de quarta-feira mesmo, eu estava em casa e, mexendo na internet, vi uma notícia do próprio G1 falando que, na serra gaúcha, tinha probabilidade de neve”, conta.
VÍDEOS E FOTOS: neve no Rio Grande do Sul
Churrasco na neve e snowboard no RS
Imagens de Cambará do Sul coberta de neve viralizaram nas redes sociais
William Eduardo Lamb/Reprodução
No mesmo dia, William Eduardo comprou passagens de Cuiabá para Porto Alegre e partiu, junto da esposa, Estefane, para Cambará do Sul. Antes de chegarem ao município, já presenciaram neve na estrada.
Cinegrafista há mais de 15 anos em Nova Mutum (MT), preparou os equipamentos para registrar o amanhecer gelado na cidade gaúcha.
Onda de frio: envie vídeos e fotos do frio na sua cidade
William Eduardo e Estefane viajaram de Nova Mutum (MT) a Cambará do Sul para ver a neve
Arquivo pessoal
“Está tomando uma proporção gigante. No TikTok mesmo, eu postei o vídeo, e passou de um milhão de visualizações. Mas eu fiz por registro mesmo, por realizar um sonho também. Eu achei que, com o drone, ia ficar uma coisa bem bonita”, diz.
Na manhã de quinta (29), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou temperatura de -2,7°C na cidade.
VÍDEO: Entenda a onda de frio intenso que atinge o Brasil
Cambará do Sul
O município de Cambará do Sul, localizado nos Campos de Cima da Serra do RS, tem uma população estimada em 6,4 mil habitantes, segundo o IBGE.
Acostumada com temperaturas baixas no inverno, a cidade também atrai turistas que buscam por aventura, afirma o secretário de Turismo da cidade, Tiago Lima. Com dois parques nacionais, Cambará do Sul se destaca por dois cânions, Itaimbezinho e Fortaleza.
“Cambará do Sul é destaque no setor de ecoturismo, é a única cidade brasileira que tem dois parques nacionais, o da Serra Geral e o de Aparados da Serra, onde temos os famosos cânions”, afirma.
Na semana de neve, o movimento fez com que a cidade ficasse lotada, diz a prefeitura. De acordo com Lima, a rede hoteleira ficou com 100% das vagas ocupadas nos últimos dias, dentro dos limites estabelecidos durante a pandemia.
“A cidade está completamente lotada. Restaurantes, hotéis e o comércio local estão comemorando. Foi uma noite maravilhosa aquela da neve, um acúmulo que não se via desde 2013”, diz o secretário.
A procura de turistas ainda aumentou para o final de semana, explica o titular da pasta do Turismo. Conforme Tiago Lima, o público hospedado em Gramado e Canela busca Cambará do Sul para roteiros de curta duração.
Cânion do Itaimbezinho é uma das atrações turísticas de Cambará do Sul
Prefeitura de Cambará do Sul/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Compartilhe esse Artigo