RS recebe 184 mil doses de CoronaVac; mais 404,7 mil vacinas devem chegar nesta segunda

0
41


Lote não faz parte de imunizantes interditados pela Anvisa, diz Secretaria Estadual da Saúde. Remessa prevista para esta segunda (6), caso tenha lotes interditados, será retida na Ceadi. Doses da Coronavac recebidas pelo governo do RS
Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Chegou a Porto Alegre, na manhã deste domingo (5), um lote com 184 mil doses de CoronaVac. Para esta segunda (6) ainda estão previstas mais três remessas com outras 299,4 mil doses do imunizante do Instituto Butantan, que devem chegar em dois voos diferentes, e mais 105,3 mil doses da Pfizer.
Com isso, o Rio Grande do Sul terá mais 588,7 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para dar continuidade à Campanha Nacional de Imunização no estado.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o carregamento de CoronaVac que foi desembarcado no Aeroporto Internacional Salgado Filho neste domingo não contém vacinas dos lotes interditados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A Anvisa decidiu, no sábado, interditar pelo menos 25 lotes, proibindo a distribuição e uso de doses envasadas em uma planta não aprovada pelo órgão. Em nota, o Instituto Butantan disse que “a medida da Anvisa não deve causar alarmismo” e que o próprio instituto alertou a agência por “extrema precaução”.
Caso as remessas previstas para chegar nesta segunda contenham lotes bloqueados pela Anvisa, a SES informou que irá reter as vacinas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, até receber instruções da agência.
Todas as doses de CoronaVac devem ser utilizadas como primeira e segunda dose, e serão distribuídas a partir de quarta (8). Já a remessa da Pfizer ficará reservada para segunda dose e enviada aos municípios no período adequado para isso.
O estado tem, até este domingo, 67,3% da população residente com imunização parcial e 38% da população total com ambas as doses ou com a vacina de dose única.
Vídos: Vacinas contra a Covid-19
Initial plugin text