Quiosque instalado em frente ao Palácio Piratini arrecada mais de 200 cobertores em um só dia

bailey aschimdt
bailey aschimdt

Atendendo ao chamado do governo gaúcho, a população de Porto Alegre doou mais de 200 cobertores em um quiosque especialmente instalado em frente ao Palácio Piratini (Centro Histórico) durante a manhã e tarde desta sexta-feira (30). A iniciativa foi organizada pela Defesa Civil estadual, como uma espécie de reforço à Campanha do Agasalho.

As caixas preparadas em um quiosque na área do estacionamento da Praça da Matriz (atualmente coberta por tapumes devido a obras de revitalização) ficaram cheias já nas primeiras horas. Colaboraram cidadãos a pé ou “motorizadas”, por meio de um drive-thru improvisado – diferente de anos anteriores, quando as peças eram entregues no saguão do edifício.

Os agasalhos passarão agora por triagem e quarentena de 72 horas na Central de Doações da Defesa Civil gaúcha, para que cheguem em perfeitas condições sanitárias para quem mais precisa, por meio de prefeituras e entidades beneficentes que atendem indivíduos em situação de rua. A equipe de coleta, aliás, seguiu todos os protocolos para evitar a disseminação do coronavírus.

Lançada no mês de abril pelo governo do Estado, a Campanha do Agasalho incentiva a doação de roupas, calçados, cobertores, cestas básicas e alimentos não perecíveis. A ação é realizada de forma simultânea a iniciativas similares por parte da prefeitura de Porto Alegre e de outras cidades.

Campanha prossegue

Ainda é possível contribuir, deixando cobertores, roupas e calçados em boas condições de uso, bem como alimentos não perecíveis. Confira alguns dos pontos fixos de coleta:

– Unidades do Sesc e do Senac;

– Supermercados Zaffari e Bourbon, shoppings Bourbon e Moinhos;

– Todos os quartéis da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM);

– Central de Doações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul: de segunda a sexta-feira (8h30min às 18h) – (avenida Borges de Medeiros, 1.501 – bairro Praia de Belas, em Porto Alegre) e drive-thru de segunda a sexta-feira (9h às 15h);

– Coordenadorias regionais da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Metropolitana, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Lajeado, Caxias do Sul e Passo Fundo.

Gigantinho

Também em Porto Alegre, outra opção é colaborar com a força-tarefa montada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de Porto Alegre no ginásio Gigantinho – no complexo do Inter – e que deve prosseguir até neste fim semana.

A ação abrange outros 16 locais, divulgados no site oficial prefeitura.poa.br. Outra possibilidade é entregar as peças nos drive-thrus de vacinação.

Já as solicitações envolvendo pessoas em situação de rua podem feitos diretamente pelo telefone 156, opção 7. As equipes de abordagem social da Fasc estão encarregadas da busca e encaminhamento dos casos para um dos abrigos da prefeitura ou, até o fim de semana, ao Gigantinho.

(Marcello Campos)

Compartilhe esse Artigo