Prefeitura de Porto Alegre realiza ações em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

bailey aschimdt
bailey aschimdt

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre realiza nesta quarta-feira (28), das 9h às 16h, ações de testagem para a doença no Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27) e no Colégio Júlio de Castilhos (onde ocorre a vacinação contra a Covid-19 do Centro de Saúde Modelo).

Pessoas que forem buscar a vacina contra a Covid-19 nesses dois locais também receberão orientações sobre as medidas de prevenção às hepatites. Às 15h, ocorrerá o lançamento do plano de enfrentamento às hepatites virais. A meta da prefeitura é eliminar os casos de hepatite C até 2030 na Capital.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Na maioria das vezes, é assintomática. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus B e C, que possuem diversos mecanismos de transmissão, como o parenteral, sexual, compartilhamento de objetos contaminados (agulhas, seringas, lâminas de barbear, escovas de dente e alicates de manicure), utensílios para colocação de piercing e confecção de tatuagens e outros instrumentos usados para uso de drogas injetáveis e inaláveis.

Compartilhe esse Artigo