Prefeitura de Porto Alegre assina ordem de início de concessão do Parque Harmonia e Trecho 1 da Orla

bailey aschimdt
bailey aschimdt

Porto Alegre dá mais um passo no primeiro modelo de parceria com a iniciativa privada para um parque público na Capital. O prefeito Sebastião Melo e o vice-prefeito Ricardo Gomes assinaram na tarde desta segunda-feira (2) a ordem de início da concessão do Parque Harmonia e do Trecho 1 da Orla do Guaíba para a concessionária Gam3 Parks.

Pelos próximos 35 anos, o parceiro fica responsável pela gestão dos espaços públicos com estruturas de água e luz, sanitários, segurança e recolhimento de resíduos, entre outros pontos operacionais previstos pelo contrato. Incluindo a realização de melhorias e novas atrações de lazer, o investimento estimado do parceiro privado é de cerca de R$ 280 milhões ao longo do contrato. Além deste valor, a concessionária já efetuou o pagamento de R$ 201 mil para o Município e deverá repassar anualmente 1,5% de seu faturamento para a prefeitura.

Parque Temático

O contrato prevê a manutenção do Acampamento Farroupilha, Rodeio de Porto Alegre e do Acampamento Indígena. A proposta da empresa vai além: quer transformar o Harmonia num grande parque temático da Capital.

Está prevista a criação de diversas áreas temáticas como um grande espaço para a realização de eventos, com playgrounds, museu do gaúcho, churrasqueiras para utilização gratuita pelo público, área de aventura com arvorismo e tirolesa, e a Rua da Harmonia, com mais de 50 operações gastronômicas e de varejo.

“Nosso desafio é dar celeridade para que esse modelo oriente as demais parceiras que estamos construindo para Porto Alegre”, disse o prefeito Sebastião Melo.

Compartilhe esse Artigo