Maior evento de varejo do país acontece em Porto Alegre

bailey aschimdt
bailey aschimdt

O varejo brasileiro começou 2023 com o pé direito. De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em janeiro as vendas no varejo tiveram alta de 3,8% em comparação a dezembro. O número marcou a maior variação para o mês desde o início da série histórica, em 2000.

Para fomentar ainda mais esse cenário positivo, o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) de Porto Alegre promove a 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV) até amanhã (26 de maio). Com o tema “O jeito brasileiro de fazer varejo”, o evento reúne palestrantes, visitantes e expositores no Centro de Eventos da FIERGS para conferir as principais novidades do setor. Este ano, são esperadas 10 mil pessoas durante os três dias de evento.

Para todos os públicos

Com entrada livre para visitação, a Feira Brasileira do Varejo recebe mais de 90 palestrantes que são referência no mercado. Serão cerca de 20 horas de conteúdo produzido por dia, em oito palcos diferentes. Além disso, o evento conta com a presença de diversas marcas para expor produtos, serviços e soluções para o varejo.

No espaço, público, lojistas e empresários do varejo têm a oportunidade de fazer muito networking e compartilhar práticas do setor varejista. No entanto, a grande diversidade do conteúdo exposto na FBV também atrai a atenção de estudantes e profissionais de outras áreas em busca de novos horizontes.

Entre as atividades gratuitas estão o “Trocando Experiências” e o “Jogo Rápido”. A primeira é um local especial para networking, que oferece dinâmicas que estreitam conexões entre os empreendedores presentes. Já a segunda envolve conversas de 20 minutos sobre temas gerais relacionados ao mundo dos negócios.

Por fim, o “Cara a Cara” oportuniza aos varejistas a interação e a troca prática com alguns dos executivos responsáveis pelas atividades da FBV. A atividade contemplará uma espécie de mentoria com profissionais de renome do varejo.

Acesso exclusivo

A 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo também oferece experiências especiais para quem adquirir ingressos pagos. A dinâmica exclusiva conta com três palcos privados – chamados de “Grandes Resultados”, “Errando e Aprendendo” e “Acelerando meu Negócio” – que trazem referências do setor para falar sobre “o jeito brasileiro de fazer varejo”.

Já aqueles que se inscreveram para a Varejo Experience, tiveram a oportunidade de participar de uma imersão no varejo de Porto Alegre. O evento especial aconteceu em 23 de maio, um dia antes da abertura da 10ª FBV, e promoveu debates sobre conexão com a comunidade, popup, tecnologia aplicada, diversão e entretenimento em loja, sustentabilidade e gestão de pessoas. A visita técnica foi conduzida por Lisiani Hampel, gestora de projetos do Sebrae RS.

O Sindilojas é uma entidade que atua como representante legal do comércio varejista da Capital e da cidade de Alvorada, defendendo os interesses de cerca de 20 mil empresas. Nesse sentido, a 10ª Feira Brasileira do Varejo é mais uma ação bem-sucedida dentro do objetivo de promover o desenvolvimento e a qualificação do setor varejista gaúcho.

Compartilhe esse Artigo