Hospital de Clínicas de Porto Alegre identifica dois novos surtos de Covid

0
36

O HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre) identificou surtos de casos de covid-19 entre pessoas que frequentam dois espaços da instituição, o sétimo andar da Ala Norte e a creche. Uma pessoa morreu e duas estão no CTI (Centro de Tratamento Intensivo), em quadro estável.

Na unidade de internação do sétimo andar, desde que foi identificado o aumento de casos, foram diagnosticados com covid-19 seis pacientes e quatro funcionários da área, sendo o último resultado positivo em 27 de agosto. Seguindo a definição de surto estabelecida pela Secretaria Municipal da Saúde – dois ou mais casos em uma mesma área ou unidade, independente de estarem diretamente relacionados – a situação foi definida como surto na segunda-feira (30), e a Vigilância Sanitária foi comunicada.

Os trabalhadores apresentaram apenas sintomas leves e seguem afastados e monitorados pelo Serviço de Medicina Ocupacional, conforme o HCPA.

Na creche, localizada em prédio específico situado no terreno do hospital, foram identificadas quatro trabalhadoras da área e duas funcionárias de outras áreas (mães de alunos da turma afetada), entre os dias 26 e 28 de agosto. Seguindo os protocolos da Vigilância, a turma onde o surto ocorreu foi fechada. Desde 28 de agosto nenhuma nova infecção foi identificada. Todos os casos apresentam apenas sintomas leves e seguem monitorados.

Em nota, o hospital informa que “em ambas as situações há sobreposição de exposição intra e extra institucional, não sendo possível determinar claramente sequências de contágio”.

A nota diz ainda que foram adotadas medidas como testagem e isolamento de pacientes e trabalhadores sintomáticos; rastreamento de pacientes assintomáticos na área; afastamento e testagem de funcionários sintomáticos; reforço das medidas de higiene de mãos e uso de equipamentos de proteção; fechamento da turma da creche e monitoramento das crianças e pais assintomáticos.

Todas as consultas e procedimentos agendados no hospital estão mantidos.