Hospital Conceição, de Porto Alegre, tem surto da variante delta do coronavírus; SES confirma

0
33


Instituição registrou mais três casos da doença nesta quarta-feira (1º) e há 12 sob suspeita.
Hospital Conceição, de Porto Alegre, tem surto da variante delta do coronavírus
O Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, confirmou, na manhã desta quarta-feira (1º), outros três casos de contágio pela variante delta do coronavírus. O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informaram que se trata de um surto.
Segundo a SES, os casos foram confirmados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e repassados ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). O hospital já havia informado um surto de coronoavírus entre pacientes e funcionários, com 27 mortes.
Até agora, no total, cinco casos foram identificados com a delta e 12 aguardam confirmação da Fiocruz. Das cinco pessoas que testaram positivo para a variante do vírus, três já tinham recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19, uma havia recebido a primeira dose e outra não recebeu nenhuma dose. Três dessas pessoas residem em Porto Alegre, uma em Viamão e outra em Guaíba.
Entenda
170 contaminados pelo coronavírus, entre pacientes e funcionários do hospital
27 morreram, sendo 2 positivos para delta
5 dos contaminados testaram positivo para variante delta
12 casos estão sob suspeita para variante delta. Destes, 6 morreram
Desde o começo do primeiro surto no Conceição, em 4 de agosto, 170 pessoas já testaram positivo para a doença. Naquele momento, um dos casos identificados no Hospital Conceição era da variante delta do coronavírus, já existindo transmissão comunitária em Porto Alegre, conforme a prefeitura.
“Isso aponta, então, para uma proporção de 30% do envolvimento da variante delta entre os casos de óbitos nesse surto. Estamos ainda com seis casos na UTI aguardando. Nós tivemos 41 casos com alta hospitalar. É importante salientar que houve uma redução bem significativa de casos novos. Porém, ainda estamos aguardando a evolução desses casos que permanecem hospitalizados”, conta Ivana Varela, médica coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do hospital.
A assessoria do hospital divulgou que segue com as medidas de controle, como exigência do uso de máscaras, higienização das mãos e do distanciamento social. Das 13 áreas do hospital afetadas, apenas duas permanecem ativas.
Hospital Conceição é um dos maiores da rede pública de Porto Alegre
Reprodução/RBS TV