Hospital Conceição de Porto Alegre confirma mais duas mortes após surto de Covid; total chega a 9 óbitos

bailey aschimdt
bailey aschimdt


Último boletim mostra que 74 pacientes e 33 profissionais do hospital testaram positivo para o coronavírus. Hospital Conceição, em Porto Alegre, é um dos maiores da rede pública no RS
Reprodução/RBS TV
O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) confirmou, na manhã deste sábado (14), a morte de mais duas pacientes após o surto de Covid-19 que atingiu o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. As vítimas foram duas mulheres, de 68 e 81 anos, que tinham comorbidades. Ao todo, até o momento, são 9 mortes confirmadas.
O último boletim mostra que 74 pacientes e 33 profissionais do hospital testaram positivo para a Covid-19.
Dos pacientes, 49 estão internados na enfermaria, seis estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 10 receberam alta e 9 morreram.
Já em relação aos profissionais da saúde, 11 trabalham na higienização, 17 são auxiliares ou técnicos de enfermagem, dois trabalham com nutrição, um é médico e dois são estudantes ou estagiários. Do total, 28 estão em isolamento domiciliar, um foi hospitalizado, um recebeu alta e três puderam retornar ao trabalho após o período recomendado de isolamento.
Cerca de 63,5% dos pacientes que testaram positivo para a Covid-19 já haviam recebido as duas doses da vacina. No caso dos funcionários que tiveram a confirmação da doença, a porcentagem que recebeu as duas doses é de 81,8%.
Estudiosos afirmam que as vacinas são eficazes, principalmente para reduzir as chances de infecção, hospitalização e mortes pelas mais variadas doenças. Ainda assim, os cuidados necessários contra o coronavírus devem permanecer, uma vez que nenhum imunizante é 100% eficaz.
“As vacinas aprovadas para Covid-19 são eficazes em proteger contra a doença, mas nenhuma vacina é 100% eficaz. O risco de infecção por Sars-CoV-2 em pessoas totalmente vacinadas não é completamente eliminado enquanto houver transmissão contínua do vírus na comunidade”, reforça Denise Garrett, infectologista, ex-integrante do Centro de Controle de Doenças (CDC) do Departamento de Saúde dos EUA e atual vice-presidente do Sabin Vaccine Institute (Washington).
O que explica mortes por Covid mesmo após a vacina?
Existe a suspeita de que os casos tenham sido provocados pela circulação da variante delta do coronavírus. Amostras foram enviadas para análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O hospital suspendeu visitas e cirurgias eletivas por 15 dias (com exceção das de pacientes com câncer). Na Emergência, só são atendidos casos graves encaminhados pelo Samu.
Hospital de Clínicas
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) também registrou um surto de Covid, nesta semana, com oito profissionais do setor administrativo infectados. Segundo informações atualizadas pela instituição neste sábado, o número de casos confirmados na região do surto permanece em 8, sendo que o último resultado positivo foi registrado na terça-feira (10).
O hospital disse que os resultados de testes do setor das últimas 24h foram todos negativos e apenas um ainda aguarda resultado. No total, 25 trabalhadores da área foram investigados. O HCPA continua monitorando os casos, mas os resultados mostram que o surto encaminha-se para um cenário de contenção.
No restante do hospital, o número de casos pontuais registrados entre funcionários continua no intervalo habitualmente registrado no período da pandemia, sendo de 14 atualmente.
Todos os trabalhadores com infecção confirmada continuam com quadros leves e seguem em acompanhamento pela equipe médica do Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA. Algumas medidas foram tomadas como: recomendação de afastamento de suspeitos; instituição do trabalho remoto para os funcionários com atividades que não necessitam ser desenvolvidas presencialmente; intensificação do uso de equipamentos de proteção individual; e reforço das orientações básicas pelas áreas técnicas.
No Hospital de Clínicas da Capital, todas as consultas e procedimentos agendados estão mantidos.
VÍDEOS: Notícias sobre o RS

Compartilhe esse Artigo