Hospitais e hemocentros do RS estão com estoque baixo de sangue; saiba como doar

bailey aschimdt
bailey aschimdt


Hemocentro Regional de Caxias do Sul está apenas com 20% do estoque de sangue preenchido, o que afeta os 16 hospitais da região atendidos pelo local. Saiba como doar. Hemocentro de Caxias do Sul
Andréia Copini
Hospitais e hemocentros do Rio Grande do Sul estão com estoque baixo de sangue. Em Caxias do Sul, na Serra, o Hemocentro Regional está com apenas 20% do banco de sangue preenchido, o que afeta o fornecimento para 16 hospitais da região atendidos pelo local.
As instituições voltaram a realizar cirurgias eletivas que ficaram suspensas por um longo período, durante a pandemia de Covid-19.
No Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, a suspensão durou pelo menos 15 meses. Há cerca de três semanas 80% dos procedimentos foram retomados, mas não há estoque de sangue suficiente.
Antes da pandemia, cerca de 15 bolsas eram enviadas para o hospital diariamente. Agora, apenas duas são disponibilizadas.
São necessários todos os tipos de sangue, mas os tipos A e O positivo e O negativo são os mais usados. Para fazer a doação é necessário agendar horário.
O hemocentro fica aberto das 8h às 17h. Nas segundas e quartas o horário é estendido até as 19h. No sábado, funciona das 8h às 12h.
Porto Alegre
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre também precisa com urgência de doações. É necessário fazer agendamento.
Os horários para doação são de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h e aos sábados, das 7h30 às 12h.
Já o Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição também necessita de sangue dos tipos O positivo, O negativo, A negativo e AB negativo devido aos baixos estoques.
É possível doar de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, e aos sábados, das 7h30min às 12h.
VÍDEOS: tudo sobre o RS

Compartilhe esse Artigo