Governo do RS emite avisos sobre a pandemia para 4 regiões e flexibiliza regras para eventos

bailey aschimdt
bailey aschimdt


Porto Alegre, Guaíba, Canoas e Santo Ângelo apresentaram alta no número de internações. Mudanças nos protocolos passam a valer a partir da publicação no Diário Oficial, o que deve acontecer nos próximos dias, diz governo. Público circula por ruas de Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
O governo do Rio Grande do Sul emitiu, nesta quarta-feira (11), avisos para quatro regiões do estado, dentro do Sistema 3 As de Monitoramento. O “aviso” é o primeiro dos níveis, seguido de “alerta” e “ação”. Foram notificadas as regiões de Porto Alegre, Guaíba, Canoas e Santo Ângelo.
Segundo o Palácio Piratini, o motivo para a emissão dos avisos é a alta nas internações hospitalares. Além disso, as quatro localidades observaram aumento de pacientes em leitos clínicos e de UTI, bem como alta de casos confirmados e suspeitos de Covid.
Ao todo, 17 regiões estão no “primeiro A” do decreto.
Morre 4º paciente após surto de Covid no Hospital Conceição
Oito funcionários do Hospital de Clínicas contraem coronavírus
Mesmo com o essa situação, o Executivo decidiu flexibilizar algumas regras referentes à realização de eventos no estado. O governo atendeu pedidos do setor, que solicitava a ampliação do limite máximo de público. Veja abaixo
O gabinete de crise justifica que a ocupação hospitalar está em níveis mais baixos e que o segmento de eventos foi bastante impactado desde o início da pandemia. As novas normas passarão a valer após publicação no Diário Oficial, o que deve ocorrer nos próximos dias.
Governo flexibiliza regras para transporte, educação e academias
Evento com 600 convidados foi realizado em Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
Novas regras:
Eventos infantis, sociais e de entretenimento em bufês, casas de festas, casas de shows, casas noturnas, restaurantes, bares e similares:
PROTOCOLOS DE ATIVIDADE OBRIGATÓRIOS: ampliação do limite de 150 para 350 pessoas (público e trabalhadores)
PROTOCOLOS DE ATIVIDADE VARIÁVEIS: ampliação do limite de 70 para 150 pessoas (público e trabalhadores)
Feiras e exposições corporativas, convenções, congressos e similares:
PROTOCOLOS DE ATIVIDADE VARIÁVEIS: redução da distância entre pessoas em ambientes de circulação em pé de 8m² para 6m² e redução entre estandes de 3m para 1,5m.
Feiras e exposições corporativas, convenções, congressos e similares, cinemas, teatros, auditórios, circos, casas de espetáculo, casas de shows e similares:
PROTOCOLOS DE ATIVIDADE OBRIGATÓRIOS: retira necessidade de autorização para eventos com até 400 pessoas;
impõe autorização do município para eventos com 401 a 1,2 mil pessoas;
exige autorização do município e de 2/3 das cidades da região ou do gabinete de crise regional para eventos com 1,2 mil a 2,5 mil pessoas;
requer autorização municipal, regional e estadual para eventos com mais de 2,5 mil pessoas.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Compartilhe esse Artigo