Escolas estaduais do RS retomam aulas do 2º semestre; 342 seguem em regime de plantão, diz Seduc

bailey aschimdt
bailey aschimdt


Secretaria da Educação afirma que quase 2 mil escolas reabriram nesta quarta (4). Carga horária das aulas de português e matemática será ampliada para compensar defasagem. Esta quarta-feira (4) marcou a retomada das aulas nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), das quase 2,4 mil instituições de ensino, 342 seguem em regime de plantão, ou seja, sem atividades presenciais em razão de dificuldades com merenda, limpeza e falta de profissionais.
RS registra 3,7 mil casos de Covid em escolas estaduais
Presencial ou híbrido: retomada das aulas em Porto Alegre
Veja cronograma das atividades em universidades do RS
A secretária da Educação, Raquel Teixeira, explica que a grade curricular será ampliada para compensar fragilidades observadas durante o período de ensino remoto.
“A partir da avaliação diagnóstica, nós temos um quadro bastante real das dificuldades de aprendizagem dos alunos. A partir do dia 23 agosto, a matriz curricular vai ser alterada: duas horas a mais por semana de língua portuguesa, três horas a mais por semana de matemática”, afirma.
Estudantes retornam às aulas na rede estadual de ensino do RS
Reprodução/RBS TV
Porto Alegre
Na Capital, mais da metade dos alunos retornaram às atividades presenciais em uma escola do bairro Menino Deus. O grupo restante segue em modo remoto, podendo participar de rodízios com quem está comparecendo ao colégio.
“Estamos acolhendo de uma forma bem tranquila, conversando com as famílias, conversando com as crianças. Nós obedecemos os protocolos, com álcool em gel, com máscaras, verificamos a temperatura. Se tem uma criança que vem com uma temperatura acima do normal, a gente já comunica a família”, comenta a diretora Santina Correa Galli.
Em uma escola do bairro Nonoai, o reinício das aulas foi escalonado até o dia 19 de agosto.
“As turmas são dividias em dois grupos. O grupo A dessa turma tem aula em uma semana, enquanto que a outra metade, o grupo B, fica em casa no ensino remoto. Na semana seguinte alterna”, detalha o diretor Ildo Vilarinho.
Criança durante aula em escola estadual, em Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
Cidades do interior
Em Passo Fundo, no Norte do RS, a adesão ao sistema presencial foi de menos da metade dos 1,5 mil alunos. Dentro das salas, os estudantes ocuparam classes intercaladas. É obrigatório o uso de máscaras e proibido o acesso aos bebedouros e bancos.
No Sul do RS, 125 escolas espalhadas em 18 cidades retornaram às aulas, sendo que 35 seguem em formato híbrido, alternando atividades presenciais e virtuais, até o momento.
A Serra tem 118 escolas estaduais, com quase 37 mil alunos. Ao menos 18 mil retomaram as atividades nesta quarta. Na cidade de Caxias do Sul, 58 escolas reabriram.
Turma em escola de Caxias do Sul, na Serra do RS
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Compartilhe esse Artigo