Em Porto Alegre, ação promove vacinação contra o coronavírus e prevenção à febre amarela

bailey aschimdt
bailey aschimdt

O Rolê da Vacinação esteve no bairro Restinga nesta sexta-feira (27), onde foram aplicadas 335 doses contra o coronavírus, entre primeiras e segundas doses. Ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e ocorreu na Avenida Nilo Wulff. Além da imunização, houve abordagem de pessoas da comunidade para esclarecimento sobre prevenção à febre amarela e distribuição de máscaras de proteção doadas pelo Centro da Juventude local.

De acordo com a gerente distrital da Saúde da Restinga e Extremo-Sul, Rosana Neibert, cerca de 300 pessoas foram abordadas e receberam orientações sobre prevenção à febre amarela e esquema vacinal contra a doença. As ações comunitárias são desenvolvidas no Extremo-Sul após a confirmação de infecção do vírus da febre amarela em bugios encontrados mortos nesta região da cidade.

A febre amarela é uma doença prevenível com vacina e toda a rede municipal oferece o imunobiológico. O esquema vacinal varia de acordo com a idade da pessoa. Pessoas que recebem a vacina contra covid devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para receber a dose da febre amarela.

Esquema vacinal febre amarela:

– Dose inicial aos 9 meses, com reforço aos 4 anos de idade.
– Pessoas entre 5 e 59 anos que não tenham sido vacinadas: aplicar uma dose única.
– Pessoas com 60 anos ou mais somente podem ser vacinadas contra febre amarela com atestado médico.

A vacina está disponível em toda rede municipal. Pessoas que fizeram ou farão a vacina da covid-19 deverão respeitar intervalo mínimo de 14 dias entre uma dose e outra.

Compartilhe esse Artigo