Amanhecer de sábado tem temperaturas baixas no RS; agosto começa com mínimas elevadas

bailey aschimdt
bailey aschimdt


Último dia de julho ainda registra geada e temperaturas negativas em algumas cidades. Porto Alegre termina o mês como o mais seco em quatro anos, segundo a Somar Meteorologia. Porto Alegre termina julho como o mês mais seco dos últimos quatro anos
Gabriela Clemente / G1
O amanhecer deste sábado (31), último dia de julho, ainda teve geada e temperaturas baixas no Rio Grande do Sul. Em Serafina Corrêa fez -2,2°C e em Vacaria 0,2ºC durante a madrugada. (veja outras mínimas abaixo). Porto Alegre termina julho como o mais seco dos últimos quatro anos.
Em compensação, o mês de agosto começa neste domingo (1º), com temperaturas em elevação e tempo seco nos primeiros dias do mês, tendência que não deve se confirmar no restante de agosto.
Segundo a Somar Meteorologia, o próximo mês vai ter chuva abaixo da média na Região Metropolitana da Capital, na Serra e no Noroeste. No extremo sul do estado, a chuva fica acima da média. Nas demais áreas, mais próximo da média climatológica. O frio também deve ser intenso e duradouro.
Temperaturas mínimas deste sábado
Porto Alegre: 6,7°C, com sensação de 4,8°C
Alegrete: 4°C, com sensação de -0,5°C
Bento Gonçalves: 4,5°C, com sensação de -2,4°C
Cambará do Sul: 2,1°C, com sensação de -3,7°C
Campo Bom: 2°C, mesma sensação
Passo Fundo: 4,3°C, com sensação de -2,3°C
Quaraí: 2,5°C, com sensação de -2,7°C
Santa Maria: 1,7°C, mesma sensação
Santa Rosa: 3,2°C, com sensação de -0,3°C
São José dos Ausentes: -0,8°C, mesma sensação
São Vicente do Sul: 2,7°C, com sensação de -2,7°C
Soledade: 2,8°C, com sensação de -4,9°C
Teutônia: 0,6°C, com sensação de -3,9°C
Torres: 5,5°C, com sensação de 2,5°C
Uruguaiana: 4,9°C, com sensação de 0,7°C
Previsão do tempo para agosto
De acordo com a Somar, o mês vai ter a passagem de três frentes frias. A primeira por volta do dia 10, outra na virada da quinzena e uma terceira na última semana. Até o momento os modelos indicam que a primeira frente fria deve provocar mais chuva e a segunda deve trazer uma massa de ar frio mais intensa.
Por conta do avanço dessas massas de ar frio, agosto vai ser mais frio do que o normal em todo o Rio Grande do Sul. Como o ar frio vai predominar neste mês, agosto vai ter aquela sensação de que o frio não passa. Ainda não há previsão de uma massa de ar frio mais intensa do que as de julho, mas o frio deve ser mais duradouro.
As maiores chances de geada neste mês são nos primeiros dias de agosto, ainda por conta da massa de ar frio do final de julho e depois entre os dias 17 e 21 de agosto, tanto na Serra quanto em áreas da Campanha.
Porém, dias antes da terceira frente fria as temperaturas se elevam bastante pelo estado e vai ser o período mais quente do mês com máximas perto dos 30°C em algumas cidades, incluindo a Capital.
Frio deve seguir no RS durante final de semana
VÍDEOS: tudo sobre o RS

Compartilhe esse Artigo