Faltando menos de 24h para os portões da 44ª edição da Expointer abrirem, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, está preparando os últimos detalhes para receber o público. A feira começa neste sábado (04) e vai até o dia 12 de setembro. Para finalizar os ajustes antes do evento iniciar, estão sendo montados os estandes nos pavilhões e, a céu aberto, os equipamentos com álcool gel e lavatório de mãos estão espalhados pelo local.

Além disso, os restaurantes se preparam para receber os visitantes e trabalhadores durante os nove dias. E os animais já estão sendo recepcionados desde o último dia 30. Os protocolos de saúde serão seguidos à risca para garantir a segurança da população nesta edição da feira, que já está fazendo história.

O subsecretário do Parque, Gabriel Fogaça, diz que é impressionante o que ocorre no local nas últimas semanas. “A gente prepara toda a estrutura desde o início e aí começa a montagem dos estandes. A partir do dia 4, tudo estará liberado e se ergue uma cidade dentro do Parque Assis Brasil. Nesses últimos dias estão sendo preparados os últimos detalhes para que no sábado, na abertura dos portões, sejam todos bem-recebidos com o cumprimento dos protocolos de saúde. Agora, o foco principal está no recebimento dos animais e em acomodar as grandes estrelas da festa. Estamos também concluindo a montagem dos estandes. São os últimos detalhes da organização”, explicou Fogaça.

Expositores

Alguns expositores já estão arrumando os seus espaços para receber os frequentadores. O proprietário da Selaria Ginetes do Brasil, Dalto Rodrigues, está finalizando a arrumação da sua banca de artigos gaúchos. “Aqui tem tudo para o cavalo, o peão e a prenda. Vestuário, montaria, berrante e até guampa de canha”, comentou. A loja é de Alvorada e existe desde 2007. Na Expointer, participa desde 2016. “É muito importante pra gente participar da feira. Normalmente, aqui, as vendas aumentavam 200%. Mas claro que este ano, por ser uma Expointer de retomada, a expectativa é que aumentem 100%. Além disso, o evento é importante pra divulgar a cultura gaúcha”, destacou Rodrigues.

Além do Pavilhão do Artesanato Gaúcho, o espaço destinado a máquinas e equipamentos agrícolas também passa pelos últimos preparativos. O Grupo Verdes Vales, que tem matriz em Santa Maria, e é representante da marca John Deeree, ocupa um estande de 1.800 metros quadrados. O especialista de Aplicação de Produto, Jesus Duquia, entre outros, também está realizando os últimos ajustes para receber os visitantes.