“Manda mais que a gente faz.” A frase da prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, destaca a mobilização da administração municipal para a imunização da população. Novo Hamburgo se tornou neste sábado (14) a primeira das grandes cidades do Rio Grande do Sul a alcançar os jovens de 18 anos de idade com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Ao todo, foram 2.370 pessoas vacinadas neste dia (pessoas acima de 18 anos também puderam ser vacinadas).

A imunização ocorreu das 8 às 17h, em sistema de drive-thru na Fenac. “Novo Hamburgo está demonstrando seu compromisso com a imunização, avançando diariamente no público”, acrescentou a prefeita. O secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, destacou que é graças também a um rígido controle do estoque das vacinas que está sendo possível ao município chegar no público de 18 anos já neste sábado.

Apesar de ser drive, os profissionais de saúde não impediram que alguns jovens viessem de bicicleta para se vacinar, como foi o caso de Paulo Rogério Schenkel, já vacinado, que fez questão de trazer a namorada, Jéssica Fernanda da Silva Lima, 19 anos, na carona da sua bicicleta para ser vacinada contra a covid-19. Moradores do bairro Ouro Branco, eles chegaram cedo e Fernanda foi uma das primeiras a receber o imunizante neste sábado.

A prefeita enfatiza ainda a necessidade de todos continuar se cuidando. “Mesmo sendo vacinado, vamos seguir com os cuidados. Temos muitas variantes do vírus circulando”, alertou.

O município também abriu agendamento da vacinação para quem tem 22 anos ou mais em todas as 25 unidades de saúde telefone (os agendamentos ocorrem em idades diferentes dos drives para estimular quem tem carro a optar pelo drive, que tem sido a alternativa mais eficaz de vacinar um grande número de pessoas sem provocar aglomerações).

Até o final da tarde desta sexta-feira, Novo Hamburgo já havia aplicado 216.626 doses de vacina contra a covid-19. Destas, 151.247 doses foram de primeira dose, outras 65.637 foram de segunda dose ou dose única.

Considerando uma população hamburguense acima de 18 anos, segundo estimativas do IBGE, em 181.519 (a população total é estimada em 247.032), Novo Hamburgo já atingiu 83,32% desta população com a primeira dose e 36,15% com a segunda dose ou dose única.

Próxima semana

Além da vacinação por agendamento, que segue em todas as unidades de saúde, o município anunciou mais dois drive-thrus na Fenac, ambos das 9 às 16 horas para a segunda dose de AstraZeneca/Fiocruz. Um na terça-feira (17), destinado a quem recebeu a primeira dose de AstraZeneca/Fiocruz até dia 7 de junho; e outro na quinta-feira (19), para quem recebeu a primeira dose de AstraZeneca/Fiocruz até dia 10 de junho.

É necessário apresentar a documentação: comprovante da primeira dose, documento com foto, Cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência, caso o comprovante esteja em nome de outra pessoa deve ser apresentada declaração registrada em cartório que o vacinado reside naquele local.

Doações
As pessoas a serem vacinadas poderão doar agasalhos e alimentos não perecíveis. As pessoas não precisarão descer de seus carros. Os mantimentos mais necessitados são arroz, massa, feijão, óleo de soja, farinhas de trigo e de milho, açúcar, leite em pó e biscoitos.