Sustentabilidade: os perigos em que estamos submetidos ao não adotar a prática

bailey aschimdt
Julio Cesar Hintemann Filho

Desde a pré-escola ouvimos dos professores sobre a importância do avanço suportável no nosso meio. Para o empresário Julio Cesar Hintemann Filho, a sustentabilidade se torna mais necessária com o passar do tempo, mas ainda assim muitos não colocam as boas ações em prática para combater as ameaças às quais estamos submetidos pela cultura do consumo em todos os lugares do mundo. Entenda um pouco mais sobre os problemas a seguir:

Extinção dos animais 

Em primeiro lugar, é importante priorizar aqueles que mais sofrem com as escolhas do ser humano. Além das espécies que já foram extintas, temos em média 627 espécies sofrendo o perigo da extinção atualmente, sendo a Mata Atlântica o principal bioma que sofre com essa perda. Esse processo, intensificado pelas ações de cada um, prejudica o meio ambiente e o nosso planeta como um todo. 

Fontes de energia

Em seguida, ainda que haja fontes de energias sustentáveis, e que o seu bom uso seja mais benéfico, a preferência por energias derivadas do petróleo ainda é a mais comum. Conforme comenta Julio Cesar Hintemann Filho, o biogás promove uma série de benefícios para a população e para a natureza, pois é uma energia gerada a partir de algumas plantas. Ainda assim, energias não renováveis tomam espaço e seguem prejudicando o meio ambiente.

Doenças

Além disso, a poluição atmosférica ainda é o principal motivo das doenças crônicas e causa de morte em muitos lugares do mundo, principalmente nas grandes cidades. O saneamento ambiental inadequado se adaptou às nossas realidades, e o que mais se costuma fazer é produzir mais remédios que possam combater esses malefícios, ao invés de arrancar o mal pela raiz, diminuindo a produção de gases tóxicos.

Desmatamento

Finalmente, a concentração de perdas por incêndios e queimadas é muito grande em diversos locais no Brasil, e tudo isso acaba prejudicando as nossas vidas como um todo. Conforme explica o empresário Julio Cesar Hintemann Filho, isso é espelho das escolhas de cada um. O crescimento da cultura do consumismo faz com que o desmatamento aumente progressivamente, deixando o nosso meio ambiente mais vulnerável todos os dias.

Portanto, o ideal seria que o cuidado com o meio ambiente estivesse em primeiro plano, assim, muitas pessoas não sofreriam com doenças causadas pela poluição do ar, nem os animais correriam o risco de entrar em extinção. Não é tão simples quanto parece, mas adquirindo bons hábitos e evitando o consumo em excesso, além de transmitir informações sobre a importância da sustentabilidade, já é o primeiro passo para uma mudança.

Compartilhe esse Artigo
Sair da versão mobile