Pilotos de avião avistam luz de origem desconhecida em voo de São Paulo a Porto Alegre

bailey aschimdt
bailey aschimdt

Incidente ocorreu enquanto aeronave sobrevoava Santa Catarina.

Pilotos da companhia aérea Azul informaram ao controle de tráfego aéreo na noite de sábado (22) que avistaram uma luz de origem desconhecida enquanto sobrevoavam Santa Catarina. O que mais chamou a atenção dos funcionários da empresa é que não havia outra aeronave nas proximidades nem uma fonte luminosa perceptível. O relato aconteceu durante uma transmissão ao vivo realizada no canal do YouTube da Câmera Porto Alegre, destinado a registros de viagens aéreas do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital.

De acordo com os pilotos, a luz foi avistada por volta das 22h30min, quando a aeronave 4517, que partia de São Paulo com destino a Porto Alegre, estava sobrevoando Santa Catarina. Com informações do Aeroin, site especializado em aviação.
PF faz operação contra organização que usa aeronaves para transporte de cocaína PF faz operação contra organização que usa aeronaves para transporte de cocaína
Fragmentos do cometa Halley poderão ser vistos no céu nesta semana Fragmentos do cometa Halley poderão ser vistos no céu nesta semana
Nasa divulga áudio gravado durante a passagem de sonda ao redor de lua de JúpiterNasa divulga áudio gravado durante a passagem de sonda ao redor de lua de Júpiter
No momento que os pilotos comunicaram o avistamento da luz, o controle de tráfego aéreo respondeu informando que os radares não detectaram a presença de outras aeronaves na região. Os responsáveis pelo voo também confirmaram que não estavam visualizando nenhum avião comercial ou privado perto de onde estavam sobrevoando.

Em um dos contatos, uma das funcionárias do controle de tráfego aéreo questiona se os pilotos continuam avistando as luzes.

— As luzes não são cíclicas. Elas aparecem e somem — respondeu um dos comandantes do voo.

Em outro trecho da conversa, um dos pilotos afirma que percebeu que não havia um padrão de circuito de tráfego no movimento das luzes e que parecia um movimento luminoso aleatório.

Durante o contato, um dos comandantes relatou em diferentes momentos que a luz aparecia e sumia. Por essa razão, a controladora do tráfego informou que passaria aos pilotos o contato da defesa aérea, para que eles pudessem fornecer a maior quantidade de informações sobre o que estavam vendo.

Até o momento, não se sabe a origem da fonte luminosa. Apesar disso, essa questão não prejudicou o pouso do avião em solo gaúcho, tendo sido bem-sucedido.

Compartilhe esse Artigo