Não sabe o que cozinhar? Confira algumas receitas veganas simples de serem preparadas

bailey aschimdt
bailey aschimdt
Flavio Giusti

A culinária vegana consiste no preparo de pratos variados que, diferente dos tradicionais, não levam produtos de origem animal, certo? Flavio Giusti, entusiasta da culinária e criador do VegetariRango, acredita que, se tratando de veganismo, muitos podem pensar que o preparo de refeições sem carne, ovos e derivados de animais são complexos, contudo, saiba que isso não é verdade.

Diferentemente do que muitos imaginam, é possível encontrar uma extensa variedade de receitas veganas simples e saborosas que vão muito além de saladas. Tal como ensinado pelo escritor de culinária Flavio Giusti, existem pratos doces e salgados para refeições como café da manhã, almoço, lanche e jantar, bem como fast foods e comidas para festa. 

A verdade é que a culinária vegana é muito rica, tanto no aspecto de sabor quanto nas possibilidades de preparos, o que rompe com o mito de que preparar refeições sem produtos de origem animal é difícil ou, até mesmo, pouco acessível. Muito pelo contrário, existem uma série de receitas veganas simples que podem ser preparadas com agilidade e com ingredientes fáceis de serem localizados e livres da crueldade contra animais. 

Assim, o fundador do programa de culinária vegana VegetariRango reforça que se você é vegano, está em processo de transição alimentar ou cogita mudar os hábitos tradicionais, saiba que é possível combinar a rotina cotidiana e agitada com o preparo de refeições sem ingredientes de origem animal, e ainda assim ter muito sabor e diversidade. Independente de qual seja o prato ou momento de refeição, as possibilidades são muitas.

Confira, a seguir, algumas receitas veganas simples para distintas refeições que podem facilmente ser preparadas em casa:

Pratos salgados

Para Flavio Giusti, a variedade de pratos salgados veganos é extensa. Seja para café da manhã, almoço, lanche da tarde ou jantar, são diversas as possibilidades saudáveis, nutritivas, saborosas e fáceis de serem feitas que podem compor seu cardápio diário. É possível optar pelo preparo de saladas como a salada caesar vegana (com molho de amêndoas, caldo de limão e mostarda dijon, preparada com alface, queijo vegano ralado e croutons) ou salada de maionese (com cenoura, batata e molho de castanha-de-caju).

Há ainda possibilidades de receitas veganas simples como ratatouille (feito no forno com berinjela, abobrinha, tomate, passata, cebola e alho); macarrão (feito com macarrão de sêmola, brócolis, alho e castanha-de-caju); lasanha (preparada com massa sem ovos ou com berinjela em fatias); strogonoff vegano (feito com palmito e aveia); hambúrguer (preparado com ingredientes como aveia, grão-de-bico, soja, etc). 

Pratos doces

O ex-MasterChef Flavio Giusti reforça, ainda, que há uma vasta possibilidade de pratos doces que podem compor uma sobremesa ou lanche da tarde, como bolo de banana com cobertura de chocolate vegano; bolo de laranja; brigadeiro (feito com batata-doce e cacau em pó); pão de mel (com melado de cana substituindo o mel de abelha); brownie vegano (que dispensa o uso de leite e ovos na receita).

Não obstante, é possível preparar uma série de outros pratos, como bolinho de chuva, coxinha, cachorro-quente, pavê, quibe, panquecas, biscoitos, pudim, pizza, sorvete e muito mais. Viu como existem variedades de receitas veganas simples que podem ser preparadas? Flavio Giusti ensina muitas dessas e várias outras em seu canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/vegetarirango/featured), como também em seu Instagram (@vegetarirango).

E se você gostou desse conteúdo e quer acompanhar mais sobre culinária vegana, não deixe de acompanhar a série de cursos sobre queijos veganos, que serão ministrados pelo criador do VegetariRango. O ex-MasterChef é muito fã de queijos veganos e já ensinou mais de 7 mil alunos de diferentes cidades e países.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário