Endomarketing: o que é e como implementar na sua empresa?

bailey aschimdt
bailey aschimdt

Você já ouviu falar nesse conceito? Também chamado de marketing interno, essa estratégia tem como foco a relação saudável entre empresa e colaboradores. A empresária Cristina Mosolf vai falar com mais detalhes sobre essa ferramenta e como ela tem contribuído para com as empresas. Confira:

O que é endomarketing?

Visto que o endomarketing visa a integração dos funcionários com a empresa, algumas ações dessa ferramenta são a promoção de eventos corporativos para os colaboradores, a valorização do desempenho nas tarefas, a melhoria nos processos da comunicação interna, o incentivo às trocas de experiência e o desenvolvimento de treinamentos e capacitações. Veja como implementar:

Entenda a cultura organizacional

A cultura organizacional de uma instituição diz respeito ao conjunto de objetivos, regras, valores e crenças da empresa, aponta Cristina Mosolf. As estratégias de endomarketing farão com que os colaboradores estejam envolvidos com a elaboração dessa cultura. Isso demonstra que suas opiniões e percepções são levadas em consideração.

Possua objetivos

Para desenvolver um plano de endomarketing é preciso saber qual objetivo pretende-se alcançar com isso. E para possuir os objetivos é necessário uma avaliação acerca de quais pontos devem ser melhorados. Peça feedbacks para a equipe, aplique formulários de satisfação e sugestões e a partir disso trace suas metas para desenvolver um endomarketing eficiente.

Ouça os colaboradores

Visto que as estratégias de endomarketing são voltadas aos funcionários, nada mais eficiente do que deixar com que eles mesmos digam o que os mantém engajados, explica Cristina Mosolf. Desenvolva uma escuta ativa para ouvir as motivações da sua equipe. Desse modo, é muito mais difícil cometer qualquer tipo de erro.

Analise os resultados

Para garantir que o endomarketing tem gerado os resultados certos, meça os efeitos que a implementação dele tem causado, aconselha Cristina Mosolf. Os resultados também serão úteis para o mapeamento do que não deu certo e assim, é possível trabalhar nisso a fim de ajustar esses níveis de satisfação. Esperamos que as informações tenham sido claras para te auxiliar na implementação do endomarketing nos seus negócios.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário