Como funciona a manutenção de um veículo blindado? Esclareça as dúvidas com este artigo

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Marcelo Band José

Conquistar um carro blindado é o primeiro passo para o motorista que quer mais segurança no momento de condução, mas você sabia que não para por aí? Marcelo Band José, empresário e proprietário da Nova Band Multimarcas — agência localizada em Alphaville que é referência no mercado de revenda de carros de alto padrão e blindados — indica que, para manter a eficiência desse veículo, é preciso estar atento à sua manutenção.

Ainda sob a perspectiva do empresário Marcelo Band José, muitos proprietários de veículos blindados carregam dúvidas quanto ao processo de manutenção e, até mesmo, certa relutância, uma vez que os custos são relativamente distintos aos de um carro padrão. Isso porque, com o peso extra da blindagem, há um desgaste prematuro das peças, o que requer mais cuidados do que o normal.

Mas, afinal, como funciona a manutenção de um veículo blindado? 

Segundo o empresário Marcelo Band José, o primeiro passo é se atentar à frequência com a qual a revisão deve ser feita. O ideal é seguir as recomendações da empresa responsável pela blindagem. Entretanto, se você comprou um veículo usado blindado tal como os disponíveis na Nova Band Multimarcas, o ideal é questionar o antigo dono ou recorrer a uma empresa blindadora de sua confiança e que possua um histórico de excelência para indicar o melhor período de revisão, já que varia de local para local.

Nesse sentido, é preciso compreender que a revisão de um veículo blindado é muito importante, pois é o que assegura que a blindagem e demais itens do carro estão em dia para lhe proporcionar a funcionalidade dessa adequação do automóvel. Por isso, mesmo que os custos sejam um pouco elevados, em média de R$ 650 a R$ 1.200 por revisão, é preciso mantê-las.

De acordo com o fundador da Nova Band Multimarcas, Marcelo Band José, alguns aspectos são comumente revisados pelas blindadoras ao receber um veículo para manutenção. São eles: ruídos provenientes da blindagem; borrachas integrantes do serviço de blindagem; revisão elétrica; lubrificação das calhas das janelas ativas; teste de infiltração de água; molas e amortecedores trocados por ocasião da blindagem; vidros e sistemas de acionamento; regulagem das portas e lubrificação de fechaduras e maçanetas e fixação dos revestimentos internos.

Não obstante, é preciso reforçar que alguns aspectos do veículo blindado requerem mais atenção do que outros, possibilitando, até mesmo, trocas mais constantes. É o caso dos vidros que devido ao tempo, modelo, tipo e qualidade da blindagem sofrem o processo de delaminação. Isso pode ocorrer em até três, cinco ou uma década de uso, necessitando de troca. 

Além disso, o motor elétrico que faz as janelas subirem e descerem é usualmente trocado no período da blindagem, por necessitar de um modelo mais potente devido ao peso extra. Ainda assim, com o passar do tempo esse item se desgasta, necessitando também de manutenção.

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