Carros de alta tecnologia: o que esperar das evoluções da indústria automobilística?

bailey aschimdt
Joni Ricardo Fernandes Duarte

Independente de qual seja a sua idade, é provável que já tenha reparado nas inovações entre os veículos que ocorrem anualmente, certo? Para Joni Ricardo Fernandes Duarte — empresário e entusiasta de veículos — a cada dia que passa, nos deparamos com carros cada vez mais tecnológicos. E, por tecnologia, não nos referimos somente à segurança, mas também ao confronto, facilidade de condução, maior eficiência, menos poluição, entre outros. 

Entretanto, não são apenas essas novidades que permeiam a indústria automobilística. Ao que tudo indica, ainda há muito o que evoluir e, certamente, encontraremos modelos cada vez mais tecnológicos. Isso porque, esse mercado investe milhões em pesquisas para manter seus avanços nas produções de novos veículos, já que trata-se de uma economia feroz em que, se uma montadora não seguir renovando e inovando seus produtos, certamente ficará para trás. 

Mas, afinal, o que esperar dessas novas tecnologias? 

Evidentemente, você deve estar se questionando: o que há de especial nos carros de alta tecnologia mais recentes do mercado? No parecer do empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, com novos modelos sendo lançados mensalmente pela indústria automobilística, deve-se compreender que todos eles apresentam alguma mudança e inovação, por menos que seja. 

Contudo, se delimitarmos o olhar para somente as tecnologias com maior potencial de impacto na indústria, o que se destaca certamente são a conectividade e os motores elétricos. No âmbito da conectividade, os veículos apresentam computadores de bordo mais inteligentes e com possibilidade de integração com os dispositivos móveis do motorista. 

Já os motores elétricos surgem para substituir os combustíveis à base de petróleo. O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte considera essa alteração benéfica, pois o atual combustível é uma matéria-prima de bem finito que, acima de tudo, lança gases do efeito estufa na atmosfera. Por outro lado, um automóvel elétrico funciona a partir de uma bateria recarregável. Apesar de não indicar uma tecnologia 100% verde, trata-se de um avanço com relação a poluição ocasionada pelos automóveis. 

Ainda há o desenvolvimento de carros autônomos que, apesar de ainda não serem uma realidade, pretendem abrir espaço na lista das novas tecnologias dos veículos em breve. Enquanto isso, modelos semi-autônomos já estão disponíveis no mercado, contando com uma assistente de direção que mantém o veículo na faixa de rolagem e a uma distância segura dos demais, acelerando e freando sozinho, devido ao seu sistema excepcional de câmeras e sensores. 

O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte considera que, mesmo que a princípio, as novas tecnologias dos veículos estejam acessíveis somente aos consumidores de maior poder aquisitivo, é importante conhecer e acompanhar os novos veículos, já que a tendência é que essas tecnologias estejam presentes, logo mais, em todos os carros.

Compartilhe esse Artigo
Sair da versão mobile