A prefeitura de Nova Petrópolis, na Serra gaúcha, confirmou na tarde desta quinta-feira (19) um surto de coronavírus em uma instituição de longa permanência de idosos (ILPI) na cidade.

Dezenove idosos e 13 funcionários tiveram resultado positivo. Um homem de 87 anos morreu na quarta-feira (18). Dois funcionários ainda aguardam resultado do exame que identifica a Covid-19. Ao todo, a casa atende 60 idosos e conta com 41 funcionários.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis informa que os idosos e funcionários da instituição foram testados – e que  “auxiliou no isolamento dos demais idosos infectados e no afastamento dos funcionários com diagnóstico positivo”.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis comunica a ocorrência de um surto de Covid-19 em uma instituição de longa permanência de idosos (ILPI) do Município. Os sintomas começaram a surgir no dia 14 de agosto e a notificação chegou à Secretaria de Saúde na segunda-feira, 16 de agosto. 

A casa conta com 60 idosos residentes e 41 funcionários. Todos foram testados contra a Covid-19 com exames do tipo RT-PCR pela equipe da Secretaria de Saúde. Dezenove idosos e 13 funcionários tiveram resultado positivo. Dois funcionários ainda aguardam resultado do exame. 

Entre os idosos com quadro positivo de Covid-19, três estão internados em leito clínico no Hospital Nova Petrópolis e um idoso de 87 anos foi a óbito. Os demais idosos com resultado positivo para a Covid-19 seguem na instituição, em monitoramento e isolados dos demais. 

Além da testagem, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social auxiliou no isolamento dos demais idosos infectados e no afastamento dos funcionários com diagnóstico positivo. Também foram reforçadas as orientações de prevenção na instituição.