Vítima é uma mulher de 93 anos, com diabetes, Alzheimer e vasculopatia periférica. Ela foi internada para fazer uma cirurgia vascular e acabou contraindo o coronavírus. Hospital Conceição fica localizado na Zona Norte de Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
Uma mulher de 93 anos é a 19ª morte por Covid após um surto no Hospital Conceição, em Porto Alegre. Segundo o hospital, ela morreu no dia 13 de agosto, mas a notificação foi feita na segunda-feira (23).
Trata-se de residente de Porto Alegre, com internação no dia 3 de agosto para cirurgia vascular, com pé diabético infectado. A mulher recebeu alta no dia 10, mas reinternou na UPA no dia 12 com insuficiência respiratória. A paciente teve diagnóstico positivo para o coronavírus no dia 13.
De acordo com o hospital, a idosa tinha diabetes, Alzheimer e vasculopatia periférica e não chegou a ir para a UTI. A mulher estava vacinada com duas doses.
Quando da identificação do primeiro caso, o Hospital Conceição suspendeu exames ambulatoriais e cirurgias eletivas (com exceção das oncológicas) O setor de emergência deve receber apenas casos encaminhados pelo Samu. As visitas a pacientes também foram suspensas.
Surto no hospital
O surto no Conceição já infectou mais de 150 pessoas desde a primeira semana de agosto, quando foi identificado.
De acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira (24), 91 infectados são pacientes, com 26 hospitalizados nas enfermarias, 13 na UTIs e 33 em alta. Todas as 19 mortes que ocorreram foram entre os pacientes.
Estudos conduzidos com cada uma das vacinas em uso contra a Covid-19 apontam que os imunizantes diminuem, mas não zeram, a chance de casos graves e de morte pela doença. É por isso que, além de se vacinar, a população deve manter as outras medidas de proteção contra a doença.
Entre os profissionais de saúde, 66 foram infectados. Em isolamento domiciliar estão 27. Um está hospitalizado, um já teve alta e os demais retornaram ao trabalho.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, o hospital teve uma contaminação por variante delta no surto.
VÍDEOS: tudo sobre o RS