Paciente que tratava tuberculose contraiu a doença e estava na UTI desde o último dia 9. Mais de 150 pessoas foram diagnosticadas com o vírus após o surto, entre pacientes e profissionais. Hospital Conceição fica localizado na Zona Norte de Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
Um homem de 32 anos morreu na noite de sábado (21), após contrair o coronavírus no surto que atingiu o Hospital Conceição, em Porto Alegre. É o 18º óbito relacionado ao surto, que já infectou mais de 150 pessoas.
Segundo informações do hospital, trata-se de um paciente internado em 14 de julho por tuberculose bacilífera. Ele já havia tratado a doença, em 2011, e ficou com sequelas pulmonares graves.
Em 21 de julho, teve piora no padrão ventilatório e foi internado na UTI. Estava na área do surto, em quarto de isolamento.
No último dia 9, foi internado novamente na UTI, dessa vez com a Covid. Faleceu às 21h12 de sábado.
O surto já infectou mais de 150 pessoas no Hospital, segundo boletim divulgado neste domingo (22). Do total 91 são pacientes, com 32 hospitalizados nas enfermarias, 11 na UTIs e 30 em alta. Todas as 18 mortes que ocorreram foram entre os pacientes.
Entre os pacientes, 57 estava com o esquema vacinal contra a Covid completo.
Estudos conduzidos com cada uma das vacinas em uso contra a Covid-19 apontam que os imunizantes diminuem, mas não zeram, a chance de casos graves e de morte pela doença. É por isso que, além de se vacinar, a população deve manter as outras medidas de proteção contra a doença.
Vacina tem risco mínimo de não proteger mesmo com duas doses; especialistas explicam
Veja perguntas e respostas sobre a vacinação contra a Covid-19
Já entre os profissionais de saúde, 64 foram infestados. Em isolamento domiciliar estão 32. Um está hospitalizado, um já teve alta e os demais retornaram ao trabalho. Do total, 53 já completou o esquema vacinal.
O surto foi identificado na primeira semana de agosto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, o hospital teve uma contaminação por variante delta no surto. Um alerta epidemiológico foi emitido, confirmando a transmissão comunitária da variante.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS