Tesouro Direto: taxas dos títulos públicos operam sem direção definida nesta 4ª; prefixados seguem com retorno de 10,6%

bailey aschimdt
bailey aschimdt

Percentual, juros, taxas e Selic

SÃO PAULO – Os prêmios dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto operam sem direção definida no começo desta quarta-feira (25). Os papéis prefixados são negociados perto da estabilidade ou em leve alta e pagam juro nominal de até 10,57% ao ano. Já os prêmios reais pagos pelos títulos indexados à inflação oscilam entre a estabilidade ou em leve queda. O olhar dos investidores está voltado hoje para o avanço acima do esperado da prévia da inflação (IPCA-15) em agosto.

No Tesouro Direto, o juro pago pelo papel com vencimento em 2031 se mantinha em 10,57% na manhã desta quarta-feira, no mesmo patamar da sessão passada. No mesmo horário, o retorno do título com vencimento em 2026 subia de 9,91%, na sessão anterior, para 9,94%, na primeira atualização da manhã.

O título prefixado com vencimento em 2024, por sua vez, avançava de 9,53% para 9,60%, no início dos negócios desta quarta-feira.

Já entre os papéis atrelados à inflação, o juro real oferecido pelo Tesouro IPCA+ com vencimento em 2055 e pagamento de juros semestrais caía de 4,84% para 4,82%, no começo desta quarta-feira. O retorno real pago pelo Tesouro IPCA com vencimento em 2026 era de 4,54%, praticamente em linha com os 4,53% registrados um dia antes.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto oferecidas na manhã desta quarta-feira (25):

Taxas Tesouro
Fonte: Tesouro Direto

IPCA-15 e Expert XP

O destaque na agenda doméstica está na prévia da inflação (IPCA-15). Segundo dados apresentados nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ficou em 0,89% em agosto, puxado pela alta da energia elétrica. O resultado é o maior para um mês de agosto desde 2002.

No ano, o indicador acumula alta de 5,81% e nos últimos 12 meses, de 9,30%. O resultado veio acima do consenso de economistas consultados pela Refinitiv que projetava alta de 0,82% frente a julho ede 9,24% na janela de um ano.

Investidores também monitoram a participação de Bruno Funchal, secretário do Tesouro Nacional na Expert XP, às 18h. O evento ocorre de forma online e gratuita entre os dias 24 e 26 de agosto. Saiba mais clicando aqui.

O mercado acompanha ainda a divulgação dos dados da arrecadação federal em julho, às 12h, e a fala Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, em palestra sobre regulação do sistema financeiro, às 16h.

Na véspera, Campos Neto chamou a atenção sobre a melhora nos indicadores fiscais do país durante discurso na Expert XP. Ele ressaltou que o pano de fundo para a dívida bruta é hoje “inegavelmente melhor” do que há alguns meses, e não apenas por causa do impacto da inflação.

Também na Expert XP, ontem Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara afirmou que o governo poderá abrir mão de arrecadação para negociar a reforma do Imposto de Renda, e que esta semana será dedicada às negociações para tentar encontrar uma fórmula para o IR e também para a PEC dos Precatórios. Mas que não haverá rompimento do teto de gastos ou calote nos pagamentos, o que trouxe certo alívio para os mercados.

Ainda no radar político, na terça, o Senado aprovou, com folga no placar, a recondução de Augusto Aras a um novo mandato de dois anos à frente da Procuradoria-Geral da República, após sabatina na CCJ.

Cena externa

No cenário internacional, as bolsas mundiais operam em estabilidade ou leve alta nesta quarta-feira (25), às vésperas do início do simpósio entre autoridades do Fed, o banco central americano, que ocorre no fim de semana. A expectativa é que os dirigentes detalhem mais os planos para a redução de estímulos monetários.

Destaque também para uma matéria da Reuters que informou, na véspera, que a Securities and Exchange Commission (SEC, equivalente a CVM nos Estados Unidos) começou a emitir novos requisitos de divulgação para empresas chinesas que buscam se listar em Nova York como parte de um esforço para aumentar a consciência dos investidores sobre os riscos envolvidos.

Também na terça, o regulador de cibersegurança da China afirmou que empresas do país que desejem ser listadas em bolsas, inclusive em bolsas estrangeiras, precisam se adequar a dois aspectos essenciais: a regulamentação nacional e a garantia da segurança da rede nacional, da “infraestrutura crítica de informação” e de dados pessoais.

No Reino Unido, dados da Confederação das Indústrias Britânicas divulgados na terça indicaram que varejistas registraram a maior alta em gastos em quase sete anos em agosto, mas os estoques caíram aos menores níveis já registrados, pressionando os preços.

Na Alemanha, o índice sobre clima de negócios divulgado nesta quarta pelo Instituto Ifo, marcou 99,4 pontos, abaixo do consenso de analistas ouvidos pela Reuters, de 100,4 pontos, e abaixo de 100,7 pontos registrados em julho.

Curso gratuito ensina a ter consistência na bolsa para ganhar e rentabilizar capital. Participe!

The post Tesouro Direto: taxas dos títulos públicos operam sem direção definida nesta 4ª; prefixados seguem com retorno de 10,6% appeared first on InfoMoney.

Compartilhe esse Artigo