A Prefeitura de Porto Alegre informou nesta ultima segunda-feira que o pagamento do IPTU 2024 em cota única, agora sem os descontos oferecidos anteriormente, pode ser efetuado até 8 de março. Os contribuintes que ainda não realizaram o pagamento do tributo podem acessar as guias através dos canais digitais do município.
Prazo para pagamento do IPTU 2024 de Porto Alegre se estende até 8 de Março
Quem preferir parcelar o IPTU, não precisa fazer nenhuma solicitação. O tributo será automaticamente dividido em até dez vezes sem juros. Os documentos necessários para o pagamento parcelado estarão disponíveis a partir do dia 20 de fevereiro.
“Passado o período da antecipação, precisamos aguardar a compensação bancária para gerar as guias do parcelamento. Como o vencimento será só em 8 de março, não precisa correr. Lembrando ainda que quem tem o e-mail cadastrado, recebe o documento assim que for liberado”, explica Jonas Machado, secretário-adjunto da Fazenda de Porto Alegre.
Como acessar as guias de pagamento do IPTU?
Os boletos do IPTU podem ser acessados pelo WhatsApp, opção 4. Este processo leva menos de dois minutos. As guias também estão disponíveis no site do IPTU e no aplicativo.
Idosos podem solicitar o recebimento da guia impressa pelo WhatsApp, na opção 4 e função 7 do mesmo número. Outros locais para pagamento incluem o Tudo Fácil Zona Norte e Zona Sul, e a Loja da Secretaria Municipal da Fazenda.
O atendimento no Tudo Fácil Zona Norte ocorre de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados das 10h às 14h. Já na Zona Sul, o atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h. No Centro Histórico, as guias podem ser pagas na Loja da Secretaria Municipal da Fazenda, das 9h às 16h.
Produtos e eventos antigos dificilmente serão encontrados, mas informações gerais sobre o assunto são mais fáceis de localizar.
Ainda assim, é sempre bom lembrar que o pagamento do IPTU é de suma importância para manutenção e implementação de melhorias na infraestrutura da cidade, investimentos em educação, saúde, limpeza e outros serviços essenciais para a população.