O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) programou a sequência dos trabalhos de setorização das redes de água do Subsistema Cascatinha-Catumbi, de segunda-feira (06), até quinta-feira (09), em Porto Alegre. A agenda poderá ser reprogramada em função de mau tempo ou de motivos técnicos.

Prosseguem os serviços para as melhorias nas redes de água nos bairros Campo Novo, Cavalhada, Cristal, Medianeira, Nonoai e Vila Nova. É a setorização da área atendida pela Ebat (Estação de Bombeamento de Água Tratada) Cascatinha e pelo Reservatório Catumbi (subsistema Cascatinha-Catumbi).

Além de medir o quanto de água é distribuída para a região, as intervenções pretendem diminuir a área de desabastecimento durante os serviços programados e emergenciais, regulando a pressão da água que é fornecida aos 91 mil moradores, resolvendo problemas de baixa pressão ou intermitência.

Do total de serviços previstos até outubro, com execução pela empresa contratada Enops, mais de 80% foram concluídos. O investimento é de R$ 7,27 milhões em recursos próprios do Dmae.

Segunda-feira, 6:

– A partir das 14h, haverá teste de estanqueidade – para verificar se a rede está estancando a água – na rua Vicente Monteggia, 1318. O abastecimento será interrompido em parte da Vila Nova, nas proximidades da rua Amapá. A previsão é normalizar durante a noite de segunda-feira.

Quarta-feira, 8:

– A partir das 11h, o abastecimento será interrompido em parte dos bairros Nonoai, Cristal e Santa Tereza para instalação de macromedidores de vazão e interligação de redes. As ações ocorrerão na rua Gregório da Fonseca com avenida São Sebastião; na São Sebastião com a rua Octávio de Souza; a na rua Dona Cristina com a Orfanotrófio. O desabastecimento deve ocorrer nas regiões mais próximas dos serviços. A previsão de normalização é na madrugada de quinta-feira, ou depois nas partes mais altas e pontas da rede de distribuição.

– E às 14h, haverá teste de estanqueidade afetando o abastecimento em parte do bairro Glória, nas proximidades da rua Professor Carvalho de Freitas e avenida Teresópolis. A normalização está prevista para a noite de quarta.

Quinta-feira, 9:

– Às 11h de quinta-feira, haverá desabastecimento em outra parte do bairro Cristal para entroncamento de rede entre as ruas Arapeí e Ursa Maior (desabastecimento na região destas vias). A normalização do abastecimento é previsto para a madrugada de sexta-feira, podendo demorar mais nas pontas da rede.
– a partir das 14h, haverá fecho de água para parte dos bairros Nonoai e Vila Nova para teste de estanqueidade na avenida Vicente Monteggia, 176. O abastecimento deve normalizar ainda na noite de sexta.

Normalização e aspecto da água

Após a conclusão dos serviços, a água não retorna de imediato, diferentemente da energia elétrica, que é quase instantânea. Leva um tempo até os reservatórios das estações acumularem nível suficiente para então retomarem o bombeamento para a rede pública.

O abastecimento pode demorar mais a normalizar nas partes elevadas e nas pontas da rede distribuidora. Além disso, a pressão da água, ao retornar, poderá desprender micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde que eventualmente estejam nas paredes internas da canalização, alterando a transparência do líquido. Se isso ocorrer, solicite lavagem da rede ou do ramal predial pelo telefone156, opção 2.