Com três locais disponíveis, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre mantém neste sábado (28) a ofensiva de imunização contra a covid para a população a partir de 18 anos e demais públicos já incluídos na campanha, tanto para primeira quanto segunda dose dos imunizantes Coronavac, Oxford e Pfizer.

Está apto a completar o esquema vacinal com o fármaco Coronavac quem estendeu o braço à agulha há pelo menos 28 dias. Quem recebeu Oxford ou Pfizer na primeira injeção, já pode fechar o ciclo se a primeira dose foi ministrada há 28 dias.

O serviço deste sábado será prestado pelas equipes da prefeitura, com o apoio de voluntários, em faixas específicas de horário conforme o local procurado. Veja a seguir:

– Posto de saúde Tristeza: avenida Wenceslau Escobar nº 110 (bairro Tristeza/Zona Sul), das 9h às 15h;

– Posto de saúde do IAPI: rua Três de Abril nº 90 (bairro Passo da Areia/Zona Norte), das 9h às 15h;

– Praça Doutor Salomão Pires de Abrahão, na rua Capitão Coelho s/nº (Ilha da Pintada), das 9h às 13h;

Para receber a primeira dose (ou aplicação única, no caso da vacina da Janssen), é obrigatória a apresentação do documento de identidade com CPF e do comprovante de residência na capital gaúcha – a imunização é sempre restrita aos moradores da cidade.

Na segunda injeção, por sua vez, também se exige o cartão de controle fornecido pelo agente de saúde na primeira etapa. Outras orientações podem ser conferidos de forma detalhada no site oficial prefeitura.poa.br e nas redes sociais da administração municipal.

Observação: ao longo do fim de semana, não serão oferecidos na tenda da Ilha da Pintada a vacinação de adolescentes com comorbidades, nem a aplicação da dose do imunizante a Pfizer. Também não há informações sobre o dia em que a campanha será estendida para a gurizada em geral acima de 12 anos (estima-se que seja em breve) ou sobre quando o sistema de drive-thru voltará a ser utilizado.

Domingo

Já no domingo (5), a vacinação será feita em um posto itinerante montado no estacionamento no Supermercado Pezzi da rua Cruzeiro do Sul nº 2.445, bairro Santa Tereza (Zona Sul). Horário: 9h às 13h.

Situação

Até a noite desta sexta-feira (3), a plataforma de monitoramento “Vacinômetro” da prefeitura indicava que 1.062.342 habitantes de Porto Alegre já haviam recebido a primeira dose. O contingente representa um índice de exatamente 94% da população adulta.

Já com o esquema imunizatório completo (duas injeções de Coronavac, Oxford e Pfizer ou aplicação única do imunizante da Janssen) são 668.677 pessoas residentes na capital gaúcha. Essa parcela equivale a 59,1% dos cidadãos maiores de 18 anos.

(Marcello Campos)